fbpx

Ligados às Máquinas em Viseu para o Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Este ano, as celebrações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que decorrerão amanhã (20 de outubro) em Viseu, vão ter hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta… e só estamos a falar dos primeiros minutos do concerto de encerramento! Isto porque os Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC – vão assegurar a primeira parte do espetáculo “Consertar para a Vida”.

Quem não quiser perder esta oportunidade, terá de se deslocar ao Palácio do Gelo, a partir das 17H30, estando garantida uma experiência única, em que a música se cruza com sons da publicidade e de séries televisivas para criar uma manta de retalhos sonoros profundamente original. Os Ligados às Máquinas são Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, António Abreu, Vítor Pereira, Sérgio Felício, Luís Capela, Andreia Matos e Pedro Falcão, dirigidos pelo professor de música Paulo Jacob.

Este grupo musical da APCC é um projeto musical de originais sem paralelo: a primeira orquestra de samples em cadeira de rodas do mundo, em que os seus membros são responsáveis pela construção das suas próprias composições, utilizando exclusivamente samples sonoros que eles próprios escolhem e recolhem. Partindo das suas próprias vivências e gostos, aliam à inovadora abordagem performativa a determinação de não deixar as limitações motoras impedir o sonho da música. Já se apresentaram anteriormente ao vivo em espetáculos em Coimbra, Porto, Mealhada, Aveiro, Seia e Condeixa.

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral pretende dar maior relevância e visibilidade às pessoas com paralisia cerebral, sensibilizando a sociedade civil para a importância do respeito e da inclusão e para a defesa da efetiva realização dos seus direitos. Este ano, decorrerá inserido nas comemorações dos 35 anos da Associação de Paralisa Cerebral de Viseu. No concerto “Consertar para a Vida”, que encerra o programa de atividades, atuarão também os Andarilho 2.0 (Rui Oliveira e DJ Deão).

Os Ligados às Máquinas não são o único grupo musical em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, coexistindo propostas que vão do pop/rock à música tradicional portuguesa e que se apresentam regularmente em público. Estes grupos complementam o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.