fbpx

Quem melhor do que as nossas voluntárias europeias para fazer uns deliciosos ravioli?

A massa e o recheio eram muito bons, mas o que mais contribuiu para o sucesso dos ravioli preparados pela Federica Usai e pela Maria Cristina Marcosano foi a alegria contagiante daquelas voluntárias italianas da APCC. Por causa disso, a Atividade de Vida Diária – uma atividade regular dirigida aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais – de ontem teve um certo sabor italiano e muitos sorrisos… interculturais!

E assim, apesar de este tipo de treino de tarefas do quotidiano ter como objetivo principal promover a autonomia dos utentes e melhorar a sua qualidade de vida, ficou claro que esta é também uma oportunidade para que eles, mas também os colaboradores e voluntários da instituição, se conheçam melhor e partilhem bons momentos.

Esta foi mais uma das iniciativas dinamizadas pelas voluntárias do projeto de Serviço Voluntário Europeu SVE 2017-2-PT02-KA105-004343, Erasmus + Juventude em Ação, em que participam, além da Federica e da Maria Cristina, a Anna Vukadin (Áustria) e a Anthea Bıçakçıoglu (Alemanha). Quase a terminar o seu período de seis meses connosco, têm vindo a apoiar diversas atividades regulares e pontuais da APCC e a desenvolver os seus próprios projetos.

No âmbito do SVE, a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que permitiu acolher já cerca de quatro dezenas de voluntários de vários países europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro. Podem saber mais sobre o voluntariado europeu e nacional na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.