fbpx

E a Itália aqui tão perto (do Lar Integrado da APCC)!

O Lar Integrado Dr. José Mendes Barros fica a mais de mil de quilómetros da fronteira de Itália, mas, no passado sábado, pareceu mesmo estar situado bem no meio do país onde nasceram Leonardo da Vinci, Galileu, Marconi, Giuseppe Verdi, Enzo Ferrari, Federico Fellini e… Maria Cristina Marcosano! É que esta voluntária europeia meteu na mala tudo o que é mais importante saber sobre o seu país-natal e levou os utentes daquela unidade residencial da APCC numa fantástica viagem!

Foi o culminar de uma série de outras ‘visitas guiadas’ conduzidas pela Maria Cristina nas últimas semanas, percorrendo diversos outros países europeus através da música, da história, das lendas e das tradições. No final, todos estavam preparados para responder a um pequeno questionário e – talvez o melhor de tudo – partilhar o jantar (no sábado, houve tiramisu!).

Este conjunto de sessões representou o projeto pessoal desenvolvido pela Maria Cristina ao longo de quase seis meses em Coimbra, agora que se aproxima o seu regresso a Itália. Ela, a Federica Usai (também italiana), a Anna Vukadin (austríaca) e a Anthea Bıçakçıoglu (alemã) têm ainda apoiado diversas atividades da APCC e aproveitado para conhecer melhor o nosso País, tudo enquadrado no projeto de Serviço Voluntário Europeu SVE 2017-2-PT02-KA105-004343, Erasmus + Juventude em Ação.

É no âmbito do SVE que a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que permitiu receber já cerca de quatro dezenas de voluntários de vários países europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro. Podem saber mais sobre o voluntariado europeu e nacional na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.