fbpx

APCC participou no Movimento Especial da Faculdade de Desporto

Um grupo de utentes da APCC participou ontem em mais uma edição do Movimento Especial, um encontro desportivo para pessoas com deficiência intelectual, organizado pelo Núcleo de Estudos de Atividade Física Adaptada da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa decorreu nas instalações daquele estabelecimento de ensino no Estádio Universitário e juntou cerca de 180 ‘atletas’ de dez instituições do centro e norte do país.

Ao longo do dia, que decorreu sob o mote “Super-Heróis”, os participantes puderam participar em diversos tipos de atividades desportivas e lúdicas, mas foram também convidados a apresentar uma coreografia. Foi uma excelente oportunidade para os utentes da APCC, que foram acompanhados pelos técnicos do Departamento de Educação Física e Desporto, experimentarem pela primeira vez vários jogos e, sobretudo, desfrutarem de um interessante e saudável momento de convívio.

O XII Movimento Especial da FCDEF-UC decorreu no âmbito da abertura das atividades da Universidade à comunidade envolvente, com o objetivo de criar oportunidades de prática in loco para os estudantes, relacionadas com a organização e implementação de encontros desportivos na área das necessidades educativas especiais. Esta iniciativa decorreu integrada no programa da XX Semana Cultural da Universidade de Coimbra e de preparação dos EUSA Games 2018, com o apoio da Queima das Fitas de Coimbra.

A prática desportiva ocupa um importante lugar na atividade da APCC, com a iniciação e o desporto para todos a serem conciliados com o desporto de alta competição, com vários atletas da Associação a competirem regularmente em provas nacionais e internacionais, em modalidades como o boccia, natação, futebol em cadeira de rodas elétrica, tricicleta, remo indoor, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.