fbpx

Formação sobre Desenho Universal para a Aprendizagem: inscrições abertas

A educação inclusiva tem vindo a ser reconhecida como uma meta a atingir pelos sistemas educativos em todo o mundo. Tal exige mudanças significativas no papel e nas funções da escola e dos agentes educativos, mas também nas práticas pedagógicas que garantam a aprendizagem de todos. Perante o novo diploma da educação inclusiva, é importante pensar o Desenho Universal para a Aprendizagem e a abordagem multinível no acesso ao currículo que lhe são subjacentes.

É neste contexto que a APCC vai levar a cabo o curso de formação “Desenho Universal para a Aprendizagem: Prática Pedagógica na Sala de Aula”, que tem como objetivo desenvolver competências para a definição e planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização, tendo em mente a resposta às necessidades de todos e de cada um dos alunos. Pretende-se mudar o enfoque na análise das limitações na gestão do currículo por oposição às limitações dos alunos.

Esta iniciativa do Centro de Formação de Professores da APCC é dirigida a educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores. Tem a duração total de 25 horas e conciliará métodos expositivos com atividades práticas, privilegiando a reflexão, o debate e a discussão de ideias.

O curso de formação “Desenho Universal para a Aprendizagem: Prática Pedagógica na Sala de Aula” terá lugar na Quinta da Conraria (Ceira), nos dias 6, 7, 27 e 28 de abril. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.php, onde pode ainda consultar o programa completo. O preço de inscrição é de 80 euros (inclui os almoços nos dias 7 e 28 de abril).

Esta é mais uma das várias ofertas de formação especializada disponibilizadas pela APCC. Pode saber mais sobre a intervenção da instituição nos campos da educação e formação – por exemplo, consultar os programas das iniciativas a realizar ou fazer a sua inscrição – na página Web da área de Educação e Formação.