fbpx

Prevenção de maus tratos a pessoas com deficiência: inscrições abertas para formação 100% financiada

A APCC e a Academia Bernardo da Costa vão realizar um curso de formação modular certificada em “Prevenção da Negligência, Abuso e Maus Tratos a Pessoas com Deficiência Mental e/ou Multideficiência”. Trata-se de uma ação 100% financiada, dirigida e pessoas empregadas (com pelo menos o 9.º ano de escolaridade) ou desempregadas (com no mínimo o 12.º ano).

Esta iniciativa terá lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, nos dias 30 de maio e 6, 13, 20 e 27 de junho. As inscrições estão já a decorrer e podem ser feitas junto da APCC – pelo telefone 239 792 120 ou pelo e-mail centro.formacao@apc-coimbra.pt – ou da Academia Bernardo da Costa – 253 284 410 ou geral@academiabc.pt. Pode ainda usar estes contactos para obter mais informações.

O curso “Prevenção da Negligência, Abuso e Maus Tratos a Pessoas com Deficiência Mental e/ou Multideficiência” tem como objetivos identificar os conceitos fundamentais relacionados com este tema, explicar os princípios da abordagem do Modelo Ecológico e Sistémico e identificar situações de risco, medidas preventivas e protocolos de atuação. Nas sessões, serão abordados conteúdos como a relação entre deficiência e violência, fatores de risco gerais e relacionados com a deficiência ou o papel dos profissionais na prevenção de situações de maus tratos, entre outros.

Esta é mais uma ação resultante de uma parceria entre o Centro de Formação da APCC e a Academia Bernardo da Costa, que se insere num conjunto bastante alargado de ofertas de formação disponibilizadas pela Associação. Pode saber mais sobre a intervenção nos campos da educação e formação – por exemplo, consultar os programas das iniciativas a realizar ou fazer a sua inscrição – na página Web da área de Educação e Formação.