fbpx

(Re)veja a Aula Aberta e tributo da APCC a Luís Borges

Há sensivelmente um mês, o Auditório do Conservatório de Música de Coimbra encheu para assistir à Aula Aberta proferida por Luís Borges e prestar tributo ao neuropediatra e presidente da Assembleia Geral da APCC. Na altura, utentes, ex-utentes e seus familiares, colaboradores atuais e antigos da Associação, bem como colegas do homenageado e muitas outras pessoas puderam assistir a um momento marcado pela emoção e pela gratidão.

Disponibilizamos agora essa Aula Aberta “Plasticidade Neuronal e o Desenvolvimento Cognitivo – Dados Fornecidos pela Observação de Crianças com Enfartes Perinatais”, para que ela possa chegar também aos muitos que, não tendo podido marcar presença, manifestaram vontade de partilhar esta homenagem.

Esta é também uma forma de, mais uma vez, a APCC destacar os 43 anos de dedicação de Luís Borges àquela que continuará a ser a sua casa e a sua dimensão de, como afirmou na ocasião Antonino Silvestre (presidente da Direção), «cidadão que, através do exercício da medicina, apoiou as famílias de uma forma excecional». Envolvido diretamente no quotidiano da instituição desde a fundação, a sua influência permanece evidente até aos dias de hoje, por exemplo, no modelo de intervenção do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, de que foi diretor clínico.

Luís de Mello Borges é um dos mais conceituados neuropediatras portugueses, tendo sido um dos pioneiros desta área no nosso país. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria e criou o Centro de Desenvolvimento da Criança (que hoje leva o seu nome) no Hospital Pediátrico de Coimbra. É atualmente presidente da Direção da Associação Nacional de Intervenção Precoce.