fbpx

APCC promove oficina de formação para educadores e formadores sobre línguas estrangeiras e competências democráticas

“Aprender uma Língua Estrangeira, em Idade Precoce, para Desenvolver Competências Democráticas” é o tema de uma oficina de formação que vai ser levada a cabo pelo Centro de Formação de Professores da APCC, nos dias 15 e 16 de junho e 2 de julho. Trata-se de uma iniciativa dirigida a educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, cujas inscrições estão já abertas.

A aprendizagem precoce de línguas, além de criar condições para o êxito de uma futura aprendizagem, pode ser determinante para uma atitude positiva perante outras culturas, favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências de cidadania democrática. Para tal, é preciso que os profissionais da educação compreendam claramente que competências democráticas devem ser adquiridas no âmbito do currículo escolar.

Assim, esta ação tem como objetivos fornecer-lhes teorias recentes sobre o ensino precoce das línguas estrangeiras, sensibilizar para as vantagens da aprendizagem das mesmas, aprender e praticar competências democráticas de uma forma lúdica e integrada, permitir prática de estratégias lúdicas para o primeiro contacto dos alunos com uma língua estrangeira, partilhar ideias, experiências e práticas, construir materiais didáticos que resultem como recursos educativos, valorizar os saberes de cada um e transformá-los no saber de todos e incentivar a valorização pessoal e profissional dos docentes.

Serão abordados os seguintes conteúdos: fundamentos teóricos, pedagógicos e curriculares do ensino precoce de língua estrangeira; modelo das competências para uma cultura da democracia; metodologias ativas: integrar e articular saberes; estratégias para a consecução dos objetivos curriculares; atividades lúdicas: canções, lengalengas, danças, jogos, histórias; construção de materiais didáticos, sua utilização, exploração e avaliação.

As inscrições para a oficina de formação “Aprender uma Língua Estrangeira, em Idade Precoce, para Desenvolver Competências Democráticas” são feitas em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.php, onde pode ainda consultar o programa completo, tendo um custo de 60 euros. As sessões decorrerão na Quinta da Conraria (Ceira), num total de 15 horas presenciais conjuntas e 15 horas de trabalho autónomo.

Este é mais um exemplo da variada oferta do Centro de Formação de Professores da APCC, que disponibiliza formação acreditada, dirigida a todos os grupos de recrutamento da docência e ainda a técnicos superiores que trabalhem em educação. Pode saber mais sobre as possibilidades disponibilizadas pela Associação nos campos da educação e formação na página Web Educação e Formação.