fbpx

E a CRITICAL Software ‘transformou-se’ outra vez em Oficina do Brinquedo…

Podemos talvez dizer que foi uma espécie de workshop intensivo de adaptação de brinquedos, com componente prática, realizado numa espécie de espaço de recreio para engenheiros… Não é fácil descrever o que aconteceu ontem na sede da empresa CRITICAL Software, com a cumplicidade da equipa da Oficina do Brinquedo da APCC, mas é muito mais simples descrever o que dali resultou: muitos brinquedos adaptados, para que crianças com limitações ao movimento possam brincar com eles, e provavelmente ainda mais sorrisos nas caras de todos os envolvidos!

Mas vamos tentar dar mais pormenores… Na Oficina do Brinquedo, entre outras coisas, adaptam-se brinquedos ‘normais’ de forma a que se tornem acessíveis a todos, nomeadamente a crianças com dificuldades motoras. No Fikalab da CRITICAL Software, os colaboradores da empresa têm um espaço para desenvolver projetos fora do âmbito da sua atividade profissional, alguns no campo da responsabilidade social. E foi então que alguém pensou «E porque não fazer algo em conjunto?»

Depois de uma primeira colaboração, há dois anos – em que foram adaptados, ao longo de alguns meses, cerca de duas dezenas de brinquedos, que viriam até a proporcionar um encontro muito especial entre os seus ‘Doutores Brinquedos’ e as crianças que deles passaram a dispor – técnicos da APCC e engenheiros voltaram agora a encontrar-se, desta vez para uma sessão intensiva.

Cerca de 25 voluntários ofereceram o seu tempo e, depois de algumas rápidas indicações e conselhos das técnicas da Oficina do Brinquedo, ‘atiraram-se’ ao trabalho de desmontar brinquedos, soldar circuitos, instalar jacks, apertar e desapertar parafusos… O entusiasmo foi tal, que muitos ficaram para lá das três horas inicialmente previstas e até houve quem tivesse levado trabalho para casa!

Os brinquedos adaptados que resultaram desta sessão passarão agora a integrar o espólio da Oficina do Brinquedo, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou através da Internet (em www.tambemquerobrincar.org).

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens e, por conseguinte, às famílias e comunidades socioeducativas, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.

A CRITICAL Software é uma empresa, baseada em Coimbra mas com implantação internacional, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.