fbpx

APCCCultura em 2018: balanço de (mais) um ano de promoção da cultura e da participação

Com o programa APCCCultura, a APCC procura corresponder às necessidades culturais e sociais dos utentes das várias respostas sociais da instituição. Trata-se, portanto, de organizar e desenvolver um conjunto diversificado de ações – que podem ir de assistir a um espetáculo de teatro a um simples momento de lazer partilhado entre amigos – que permitam aos participantes a participação ativa na comunidade.

Em 2018, os quilómetros percorridos voltaram a ser muitos: houve atividades em Coimbra (participando em alguns dos mais importantes eventos locais, como a Queima das Fitas e a Feira Popular, mas também com momentos de convívio em diversos espaços), na região Centro (com um verão marcado pelas idas às praias de Mira, Tocha e Cova Gala), na Lourinhã (para ver os ‘dinossauros’ do Dino Parque), em Lisboa (para conhecer o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Vila Nova de Cerveira (para participar no Campus Artístico da APPC) e no Porto (para visitar Serralves e assistir à peça de teatro “Macbeth – O Poder do Papel Higiénico”).

Para o ano que ainda agora começou estão já ser planeadas muitas outras ações, que passarão certamente por proporcionar aos utentes a fruição cultural – com maior incidência nas artes plásticas, performativas, musicais, teatrais – mas também, no sentido mais genérico, aumentar a sua qualidade de vida.

O programa APCCCultura tem como fundamento o direito ao acesso à cultura, procurando, para cada indivíduo, uma consciencialização sobre as ideias de igualdade e dignidade, ajudando ainda a construir em cada um uma estrutura de conhecimento que tenha em conta as suas áreas de interesse. Outros objetivos são contrariar a tendência para o isolamento, a exclusão social e o sedentarismo da pessoa com deficiência.

O desenvolvimento de atividades artísticas é uma parte fundamental da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. Diariamente, os utentes participam em atividades nas áreas da expressão plástica, expressão musical e expressão dramática, tanto internas como externas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.