fbpx

Treinadora e atletas da APCC convidadas em Seminário Internacional sobre inclusão pelo desporto

A treinadora e coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, Anabela Marto, a jogadora de boccia Teresa Vendeiro e as nadadoras Bárbara Gomes e Carolina Lourenço (bem como Matilde Gaspar, que pratica também natação da instituição, mas estará presente enquanto basquetebolista) vão participar enquanto convidadas no I Seminário Internacional de Inclusão pelo Desporto, que terá lugar em Coimbra, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

No primeiro dia, Anabela Marto marcará presença na mesa redonda “Experiências e Desafios no Desporto: Perspetivas dos Treinadores”, que decorrerá no período da tarde e serão abordadas as realidades do boccia, basquetebol, padel e natação. Na manhã do dia seguinte, será a vez das referidas atletas da APCC participarem na mesa redonda “Experiências e Desafios no Desporto: Perspetivas dos Atletas”, em que estarão ‘representados’ o boccia, a natação, o basquetebol e o judo.

Será uma oportunidade, da parte da APCC, para dar testemunho de um percurso que faz da instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência. Criado em 1982, o Departamento de Educação Física e Desporto nasceu com o intuito de, à semelhança do que acontecia já no estrangeiro, estruturar a prática desportiva como uma forma diferente de reabilitar e integrar as pessoas com deficiência motora. Atualmente, a Associação concilia a iniciação e o desporto para todos com o desporto de alta competição, desenvolvendo modalidades como o boccia, a natação, a tricicleta ou o slalom em cadeira de rodas.

Este seminário, sobre o qual pode saber mais em www.uc.pt/fcdef/article?key=a-d21428b55f, visa promover a partilha de conhecimentos, de metodologias de intervenção e de experiências, no contexto do desenvolvimento educativo e desportivo das pessoas com deficiência. É dirigido a toda a população com interesse nesta temática e contará com uma componente teórica e uma componente prática. Decorrerá no Auditório da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que o organiza em parceria com a Associação Olhar 21 e a Associação de Basquetebol de Coimbra.

Pode saber mais sobre a atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, e sobre a importância da atividade desportiva aos níveis motor, cognitivo e social, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.