fbpx

ESEC recebeu ateliê da Oficina do Brinquedo da APCC, para docentes e alunos belgas

Na Oficina do Brinquedo da APCC, fazem-se coisas espantosas: há brinquedos que são criados de raiz, muitos outros que são adaptados ou ampliados e mais uns quantos que são recuperados, tudo para que cada um possa ser usado por crianças com dificuldades motoras ou qualquer outra que com ele queira brincar.  É uma equipa fantástica, habituada a colocar pedais em peluches, a construir dados e tabuleiros de jogo gigantes e a enfrentar outros desafios, sempre com um sorriso.

Foi por isso com naturalidade que recebemos o convite da Escola Superior de Educação de Coimbra para realizar um ateliê para professores e estudantes de Educação Básica do Colégio Católico Vives (Katholieke Hogeschool Vives). Este grupo, originário de Kortrijk, na Bélgica, está a realizar uma visita àquela instituição de ensino superior portuguesa, com enfoque em práticas inclusivas na educação básica, pelo que conhecer o trabalho da Oficina do Brinquedo era ‘obrigatório’.

Foi assim que, na semana passada, carros telecomandados, bonecos com luzes e sons e muitos tipos diferentes de jogos estiveram no centro das atenções, perante um grupo interessado e curioso, com muita vontade de aprender mais sobre brinquedos adaptados. As explicações de Fátima Vilaça, responsável pela Oficina do Brinquedo, incidiram sobre a adaptação de brinquedos correntes e materiais normalizados (como livros, por exemplo), a réplica pela ampliação de jogos ou a utilização de materiais e cores adequados a situações de baixa visão.

O espólio da Oficina do Brinquedo pode ser utilizado pelas crianças e jovens que integram as diversas respostas da Associação, mas também por outras com necessidades educativas especiais, através de um serviço de requisição disponível para as famílias e as comunidades socioeducativas.

Na Oficina do Brinquedo da APCC, existe um conjunto alargado de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, desenvolvidos ou adaptados tem em conta necessidades educativas especiais de crianças e jovens: brinquedos, jogos, livros, multimédia e outros materiais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=330.