fbpx

Poiares recebeu a primeira demonstração da equipa de râguebi da APCC e foi um sucesso!

A apresentação pública foi apenas no mês passado, mas a equipa de râguebi da APCC não quer perder tempo e fez ontem mesmo a sua primeira demonstração junto de outra instituição. Foi na APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra) de Vila Nova de Poiares e os nossos jogadores foram uns extraordinários professores perante um grupo de ‘iniciantes’ cheios de vontade de aprender.

Para muitos, foi a primeira vez que sequer seguraram numa bola de râguebi, mas foi possível observar desde logo uma rápida evolução, com os passes a saírem consecutivamente com maior certeza ou a destreza com a bola a melhorar de exercício para exercício. Mas, sobretudo, foi um momento de fantástico convívio, com muita felicidade visível em todos os rostos e na vontade de não parar de jogar.

Mas isto é só o começo! A equipa de râguebi da APCC – a primeira de Portugal na vertente de ‘mixed ability rugby’ – está disponível para realizar sessões do género em instituições similares, em particular da região Centro, e prestar outro tipo de apoio ou aconselhamento.  Para isso, as entidades que estejam interessadas em desenvolver os seus projetos devem contactar a Associação através do mail geral@apc-coimbra.pt.

O projeto é coordenado pelo fisioterapeuta João Costa (ex-jogador e atual árbitro de râguebi) e pretende reunir também pessoas sem deficiência, com ou sem experiência nesta ou noutras modalidades. O objetivo final é que mais equipas possam ser criadas e se consiga dessa forma dar origem a um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação.

Na APCC, são desenvolvidas várias modalidades desportivas, como o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência, a Associação concilia a vertente competitiva com a de lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.