fbpx

António Marques regressa do Open de Olbia com duas medalhas de prata

O atleta António Marques, da APCC, foi duplamente medalhado no Open Regional de Boccia de Olbia, na Itália, que decorreu entre os dias 4 e 10 de junho. Primeiro, chegou à medalha de prata na competição individual da categoria BC1, depois de um percurso com cinco vitórias consecutivas contra adversários da Croácia, Portugal, Itália e Rússia, que o levaria à final com o compatriota André Ramos.

Oliveirinha – como é conhecido no seio da modalidade – integrou depois a equipa BC1/BC2 de Portugal, que terminou também no segundo lugar da classificação, ultrapassando França, Itália e Ucrânia e sendo parada apenas pela sua congénere russa. Parte essencial deste sucesso voltou a ser o treinador Emílio Conceição, parceiro de competição do jogador de 55 anos há já várias décadas.

Marques consegue, assim, três medalhas em provas internacionais em pouco mais de um mês, depois de, em maio, ter conquistado o bronze no Open Mundial de Montreal, no Canadá. Aquele que é o jogador do circuito mundial da modalidade que há mais tempo compete internacionalmente está, portanto, a deixar boas indicações neste que é o último ano de qualificação para os Jogos Paralímpicos de 2020, a ter lugar em Tóquio.

Mas António Marques e Emílio Conceição não foram os únicos ‘representantes’ da APCC a participar nesta competição: Aline Pereira, fisioterapeuta na instituição e árbitra internacional de boccia, também esteve presente em Itália.

O Open Regional de Boccia de Olbia foi disputado no Geopalace PalAltogusto daquela cidade e contou com a participação de cerca de 100 atletas, em representação de 16 países. Por Portugal, estiveram presentes 11 jogadores. A prova decorreu sob a égide da BISFed, com organização da Federação Italiana de Boccia e da ItalyBoccia.

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição. Há mais de três décadas que atletas da APCC competem em provas nacionais e regionais de boccia e representam Portugal em competições internacionais, sendo a modalidade desenvolvida na Associação também na vertente de boccia sénior, através da Bocciateca. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.