fbpx

Mãe e Tia de aluno da Escola APPC contaram história d’ “O Gato e o Escuro” de Mia Couto

A manhã do dia 11 de Junho foi diferente para alguns dos alunos da Escola Básica 1 da APPC. A mãe e a tia do aluno Guilherme Saraiva visitaram o Centro de Reabilitação e, na renovada sala de recreios, deram vida à história do escritor Mia Couto “O Gato e o Escuro”.
Primeiro perguntaram aos alunos sobre “o que é um gato?”. A resposta foi rápida: “é um animal”. Mas, quando a pergunta seguinte foi “o que é o escuro?”, aí as vozes revelaram-se algo tímidas até que alguém, mais destemido, arriscou um: “é a noite”.
Tia e mãe pediram aos meninos para, por breves instantes, fecharem os olhos. Eles acederam ao pedido. E a tia logo explicou: “isto é o escuro”.
A história começou pela voz da “titi” do Guilherme. A mãe fez desfilar as personagens do livro num tapete devidamente criado para o efeito. As crianças ouviram com toda a atenção. E, pelas reacções, foi visível o agrado.
Quando a história terminou, surgiu nova questão: “vocês têm medos?”. Houve dedos, dos meninos e das professoras até, a levantar-se. A moral da história foi, após uns breves risos, apresentada: “nós não devemos ter medos, porque somos nós que os criamos”.
No final, houve uma surpresa: um pequenino gato – ao qual foi dado o nome de uma das personagens do livro “Pintalgato” – mereceu os carinhos das crianças. A iniciativa decorreu no âmbito do projecto curricular de turma.

Coimbra, 13 de Junho de 2012