fbpx

CNO considerado exemplo de boas práticas

O Centro de Novas Oportunidades (CNO) Inclusivo da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra foi identificado, a nível europeu, como exemplo de boas práticas, no que se refere à integração de pessoas com e sem deficiência.
«Inclusão ativa dos jovens com deficiência ou problemas de saúde» foi o estudo desenvolvido pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound). Analisou a situação de jovens com deficiência ou problemas de saúde em 11 países (Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, Polónia, Portugal, Espanha e Reino Unido).
O estudo faz referência ao facto do CNO da APCC ser um serviço inclusivo que se dirige a todos os cidadãos, particularmente aos que têm deficiência e, por isso, enfrentam barreiras no que se refere à formação e empregabilidade. Considera que se garantem os direitos dos que têm deficiência e se promove a sensibilização da comunidade. É, ainda, destacado o apoio técnico dado a outras instituições, no que diz respeito ao reconhecimento e certificação de competências, circunstância que, segundo eles, permite às pessoas acederem a um CNO que esteja em maior conformidade com as suas necessidades.