fbpx

Um Tour à Alegria, uma Vuelta ao Entusiasmo, um Giro à Felicidade, uma Volta ao Riso: no Dia da Bicicleta, a etapa-rainha ligou o Lar de Apoio à Quinta da Conraria!

Não foi um contrarrelógio, mas todos se apressaram para entrar nas carrinhas que os levariam do Lar de Apoio à Quinta da Conraria. Não se tratou de nenhuma etapa decidida ao sprint, mas cada um quis ser o primeiro a saltar para cima da bicicleta. E não houve nenhuma chegada em alta montanha, mas a alegria esteve sempre em altas. E também não veio nenhum carro-vassoura, porque não se verificou nenhuma desistência num dia cheio de animação!

Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Bicicleta e a Quinta da Conraria recebeu um pelotão muito especial, composto por utentes do Lar de Apoio da APCC, que aproveitaram o mote para uma jornada de muitas brincadeiras, sempre em duas rodas! Foi mesmo um dia em cheio, em que puderam ser o João Almeida, o Peter Sagan ou o Chris Froome, mas, sobretudo, puderam ser eles próprios!

E se os mais novos foram verdadeiros chefes de fila da animação, seria injusto esquecer os colaboradores da Associação, que se mostraram verdadeiros gregários de exceção, dando um empurrãozinho quando faltavam as forças, ajudando a matar a sede quando necessário e nunca deixando o espírito de equipa esmorecer. Por tudo isto, todos se sentiam vencedores quando chegou a hora de dar o dia por terminado!

O Dia Mundial da Bicicleta é um reconhecimento da bicicleta como um meio de transporte acessível, fácil, sustentável e que promove a preservação ambiental e a saúde. Instituído pelas Nações Unidas em 2018, é também uma homenagem aos vários tipos de ciclistas que existem por todo o mundo e pretende mostrar que a bicicleta pertence e serve a toda a humanidade.

O Lar de Apoio acolhe pessoas que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar. É uma das três unidades residenciais da APCC, juntamente com o Lar Residencial e o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=266.