fbpx

O poder da música, o poder do amor: foi assim o concerto de lançamento do primeiro disco dos 5ª Punkada

Foi como Natal um dia mais cedo. Porque houve amigos, partilha, alegria e muito amor. E rock, claro! Bem, foi mesmo um Natal antecipado, mas com algumas particularidades, é certo… Falamos do concerto de apresentação de “Somos Punks ou Não?”, o primeiro disco dos 5ª Punkada, que decorreu ontem, em Leiria, e foi uma incrível celebração do poder da música!

Em palco, a banda pop/rock da APCC esteve acompanhada pelos dois convidados e o produtor do disco (Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar, respetivamente) e, de certa forma, também por todos os que assistiram ao espetáculo, cujo entusiasmo não esmoreceu por um segundo, desde a abertura com “Chuva” até ao encore com o single “Blues da Quinta”!

E verdade seja dita que o Fausto, a Fátima, o Jorge, o Miguel e o Paulo não deixaram os seus créditos por mãos alheias e deram aquilo a que, tecnicamente, se pode chamar ‘um concertão’! Da setlist fizeram ainda parte os temas “Metade de Mim”, “Não Entendias”, “Reis”, “A Noite Magoa” e “Noutra Vida”, assim percorrendo todo o alinhamento de “Somos Punks ou Não?”

Foi mais uma entrada para a lista de mais de 300 concertos dos 5ª Punkada nos seus 28 anos de existência, mas esta foi uma noite particularmente especial, porque permitiu celebrar a concretização do sonho de editar um disco junto de algumas das pessoas que o têm vindo a acompanhar – e que ajudaram a torná-lo possível, como a equipa da Omnichord – e muitas outras que têm agora a oportunidade de conhecer a banda.

“Somos Punks ou Não” está já disponível em CD e em plataformas de streaming. Contou, como já referido, com as participações de Surma e Victor Torpedo e produção de Rui Gaspar (dos First Breath After Coma) e foi gravado na Sala da Música da Quinta da Conraria, em setembro deste ano.

A edição do disco e o respetivo concerto de lançamento resultam do projeto “5ª Punkada – Somos Punks ou Não?”, desenvolvido com os objetivos de mostrar a pessoa com deficiência como agente cultural ativo na sociedade e dinamizar processos artísticos de cocriação musical, contribuindo para a transformação da conceção predominante da deficiência. Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, na APCC. Já percorreram Portugal de norte a sul e viajaram também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos. A formação atual é composta pelo vocalista Fausto Sousa, a teclista Fátima Pinho, o guitarrista Jorge Maleiro, o baterista Miguel Duarte e o guitarrista e musicoterapeuta Paulo Jacob.

São um dos quatro grupos musicais da APCC em atividade, que complementam o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais sobre o Departamento de Música da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.