fbpx

APCC disse ‘Até já’ às voluntárias europeias, com uma despedida que foi muito mais uma festa

Juntaram-se utentes, colaboradores e dirigentes. E as voluntárias europeias, claro. Cantou-se uma canção com uma letra escrita especialmente para a ocasião, percorrendo os últimos seis meses e a marca que aquelas quatro jovens deixaram na APCC. E elas próprias tomaram a palavra para falar da marca que a APCC deixou nelas. Ouviram-se muitas vezes palavras como ‘obrigado’ e ‘saudades’. E ‘amor’. E cantaram-se e dançaram-se mais algumas canções, já que, apesar de esta ser uma despedida, também tinha de ser uma festa, porque se celebrava a amizade.

A Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt, a Luise Göttlich e a Roberta DeGiorgio disseram ‘Adeus’ à APCC na passada sexta-feira, com um convívio em comunidade na Quinta da Conraria, mas nenhum dos presentes acredita que este tenha sido mais do que um ‘Até já’! Por isso, e apesar de ter havido algumas lágrimas, à medida que se sucediam os abraços, foram muitos mais os sorrisos. Foi um momento muito bonito, à imagem do percurso destas jovens voluntárias na instituição.

Chegadas a Coimbra no final de agosto de 2021, a Alice (que veio de França), a Antonia (Áustria), a Luise (Alemanha) e a Roberta (Itália) obtiveram o reconhecimento de todos, por terem conseguido cativar aqueles com quem se cruzaram e pelo contributo que deram ao quotidiano da Associação, muito para lá das atividades que lhes foram propostas. Por estas razões, o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090, que integraram, será sempre recordado como especial: uma ‘distinção’ que, de resto, já sucedeu, com a Direção da APCC a decidir atribuir, no momento da partida, uma menção honrosa a cada uma delas e a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação a destacá-las como exemplo de Modelos Inspiradores, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Voluntários 2021.

Estas quatro voluntárias, que estiveram em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade (uma iniciativa da Comissão Europeia que promove a participação em projetos comunitários no país de origem ou no estrangeiro), fazem parte de um grupo de cerca de 60 jovens que já realizaram voluntariado na APCC, apoiando utentes e técnicos e concretizando os seus próprios projetos individuais, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”, que também já permitiu a mais de uma dezena de jovens portugueses fazer o mesmo noutros países europeus.

A atividade de voluntariado na APCC é desenvolvida com os objetivos, entre outros, de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na Associação consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.