fbpx

Projeto europeu sobre marketing social coordenado pela APCC apresentou exemplos de soluções inovadoras

A motivação e valorização dos auxiliares, a assiduidade e envolvimento dos formandos e o recrutamento de atletas e voluntários para atividades desportivas foram o foco dos três estudos de caso do projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” que ontem foram apresentados, durante a Conferência Final daquela iniciativa que juntou a APCC e outras entidades de Portugal, Bulgária, Espanha e Suíça.

Assim, foram descritos os processos através dos quais, em cada um dos casos referidos, se identificaram problemas e trabalharam possíveis soluções (algumas já postas em prática) com recurso a ferramentas e estratégias de marketing social. O trabalho realizado foi comentado – de forma muito positiva e com indicações de possíveis melhorias – pelas duas oradoras convidadas da conferência, Sandra Gomes e Mafalda Nogueira.

Estas duas conceituadas especialistas em marketing social, docentes do IPAM Porto – Instituto Português de Administração de Marketing, abordaram ainda o tema da importância da inovação no setor social, desafiando todos os presentes a encontrarem formas de inovar e de fazer diferente no seu quotidiano. Destacaram também a colaboração entre a sua instituição académica e a APCC, iniciada em 2004, e as possibilidades que abriu à investigação sobre o este tema.

No âmbito do projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” foram produzidos, entre outros materiais, um guia prático para a aplicação do marketing social no setor da deficiência (reunindo ferramentas pedagógicas integralmente adaptadas e prontas a serem usadas por profissionais desta área) e um curso aberto online, em parte já disponíveis em www.social-inclusion-marketing.com. Naquele site pode ainda encontrar informação detalhada sobre os casos de estudo analisados, tanto em Portugal como na Bulgária, e mais dados sobre esta iniciativa.

O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” foi coordenado pela APCC e teve como parceiros a NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária) e as universidades de Valência (Espanha) e de Lugano (Suíça), contando ainda com os seguintes parceiros associados: IPAM Porto (Portugal), Município de Zlatograd, Universidade de Ruse ‘Angel Kanchev’ (Bulgária), Governo Autónomo de Valência, Instituto Valenciano de Ação Social e Saúde (Espanha) e Associação Europeia de Marketing Social.

Este projeto reuniu especialistas de marketing social e serviço social, com o objetivo de cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrar soluções inovadoras. As atividades desenvolvidas visaram estudar as possibilidades do marketing no setor social, enquanto ferramenta a utilizar pelos profissionais tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, tendo envolvido psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e mediadores de emprego, entre outros.

Tratou-se de mais um dos vários projetos desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” ou do “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.