fbpx

5ª Punkada vão estar ‘a abrir’ em agosto: festivais Sobe à Vila e Luna Fest contam com banda da APCC

Os ‘nossos’ 5ª Punkada tiveram um primeiro semestre de 2023 absolutamente eletrizante – que incluiu partilhar o palco com os Coldplay, receber um Prémio Acesso Cultura, participar numa emissão especial da RFM dedicada à acessibilidade na cultura, além de concertos e várias entrevistas – pelo que ninguém pode levar-lhes a mal pelos dias de férias que tiraram agora em agosto… mas o regresso vai mesmo ser em grande!

Já na próxima semana, no dia 15, a banda pop/rock da APCC vai estar no festival Sobe à Vila (promovido pelo festival Vodafone Paredes de Coura), com concerto programado para as 23H30, no Palco Super Bock! E pouco depois, no dia 19, volta a Coimbra para fazer parte dessa grande celebração que vai ser o Luna Fest! O evento decorre na Praça da Canção e os 5ª Punkada atuam a partir das 19H00.

A APCC tem à venda passes gerais para este festival ao preço unitário de 100 euros, com este valor a reverter integralmente para a melhoria dos serviços prestados a milhares de utentes e suas famílias. Podem adquiri-los enviando uma mensagem para secretaria@apc-coimbra.pt (com indicação do número de passes pretendido) ou presencialmente no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, no Vale das Flores (dias úteis, entre as 10H00-12H30 e as 14H00-16H30).

E já que temos aberta a agenda dos 5ª Punkada, temos de recordar que, entre outras entradas, setembro reserva para o grupo uma digressão europeia que irá decorrer integrada no projeto “Stage 4 Everyone”, uma parceria da APCC, Omnichord e Ccer Mais que pretende questionar a acessibilidade em concertos ao vivo, tanto no palco como nos bastidores. Daqui resultará um documentário, também com testemunhos de artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais, que pretende ser o ponto de partida para uma discussão sobre a necessidade de criar um ecossistema artístico e cultural mais inclusivo.

Atualmente compostos por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob, os 5ª Punkada foram fundados em 1993. Já se apresentaram ao vivo mais de 300 vezes, em Portugal e no estrangeiro, tanto em concertos em nome próprio como em parcerias artísticas com instituições e coletivos de referência. Editaram em 2021 o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?”, em que contaram com os convidados Surma e Victor Torpedo e a produção de Rui Gaspar.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.