fbpx

Semana da Fisioterapia foi uma celebração do movimento e da saúde!

Anualmente, a 8 de setembro, é assinalado o Dia Mundial da Fisioterapia, como forma de destacar o papel desta na saúde e no bem-estar, mas como todos os dias são o dia certo para reforçar a ideia de que a atividade física é essencial para melhorar a qualidade de vida – muito particularmente, entre populações como aquelas de que se constituem os utentes da APCC – a equipa de fisioterapeutas da Quinta da Conraria decidiu estender as celebrações… e os desafios!

Assim, a semana que hoje termina foi a Semana da Fisioterapia! Desde logo, com a colocação de diversas ‘pistas’ nos diferentes espaços da Quinta, que permitiam saber que o tema do Dia Mundial da Fisioterapia em 2023 foi a artrite, mas também aprender os constrangimentos que aquele tipo de inflamação pode provocar e como a prevenir ou mitigar, com a ajuda da fisioterapia. Mas com um ‘lema’ como “Movimento é saúde”, era fácil perceber que ninguém ia ficar parado!…

Portanto, realizaram-se também três sessões de movimento, com diferentes grupos de utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que participaram sempre com muito empenho e energia! Primeiro, fazia-se o aquecimento, depois alguns exercícios de força, outros de equilíbrio e, para terminar, havia espaço para o relaxamento.

E quem achar que pode ter sido cansativo, só mesmo se não tiver visto os enormes sorrisos no final de cada sessão! Mas se mesmo assim houver dúvidas, deixamos algumas das palavras que, respondendo a um último desafio, os utentes usaram para descrever esta experiência e a fisioterapia: houve aqueles que escolheram ginástica, exercício, atividade ou movimento, outros que indicaram ajuda e muitos que expressaram ser cool, fixe, o máximo ou até… olarilolé!

O CACI é uma das respostas sociais da APCC, em que se promove a autonomia, a vida independente e a valorização pessoal, trabalhando no sentido do desenvolvimento de competências que permitam a valorização pessoal e profissional dos utentes. Nesse sentido, são asseguradas dinâmicas em áreas como as atividades socialmente úteis, mas também a música, o teatro, as artes plásticas ou o artesanato, entre outras.