fbpx

APCC distinguida no Prémio Capacitar: vai ‘nascer’ uma Quinta Sensorial na Quinta da Conraria!

A APCC foi uma das entidades premiadas na 14.ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar, cuja cerimónia de entrega decorreu ontem em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Com o financiamento da candidatura apresentada, num montante a rondar os 32 mil euros, será criado, na Quinta da Conraria, um espaço sensorial que irá oferecer um programa de percursos e atividades lúdico-pedagógicas e terapêuticas, proporcionando aos visitantes o contacto com a natureza e estimulação dos sentidos.

Esta Quinta Sensorial permitirá capacitar pessoas com deficiência e vulnerabilidades acrescidas, com vista à promoção da sua inclusão e bem-estar, mas também estabelecer um programa, na natureza, para visitantes com e sem deficiência. Será, por isso, dirigida a utentes da Associação e de instituições similares, crianças e jovens em idade escolar, assim como a profissionais da área social, famílias, cuidadores e comunidade em geral.

A partir deste momento, e até à inauguração do espaço prevista para 2024, serão trabalhados pela APCC aspetos como o desenho e construção dos percursos a realizar na Quinta da Conraria, um teste-piloto ao programa das atividades sensoriais a serem desenvolvidas (entre as quais se perspetiva um jardim sensorial, observação de aves, paredes de som e de aromas ou esculturas para utilização dos sentidos, por exemplo) ou uma formação em estimulação sensorial aplicada à deficiência.

Toda esta intervenção será feita com a participação da comunidade – envolvendo parceiros do setor social, academia, educação, poder local e outras áreas, mas também as famílias e os cuidadores – no sentido de garantir a sustentabilidade do projeto, bem como de promover a mudança social e a consciencialização sobre a importância da capacitação, inclusão e diversidade.

A Quinta Sensorial da APCC será também uma resposta a uma lacuna evidente, na região e no país, de locais preparados para acolher todos os tipos de públicos, nomeadamente ao nível de espaços em que seja possível o contacto com a natureza, ao mesmo tempo que oferecem a necessária segurança. A visão é, assim, a de um espaço inovador de descoberta sensorial, aprendizagem, lazer e terapia, que todos podem frequentar.

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar pretende promover a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental, tendo por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar.

Esta é a segunda vez que a APCC é distinguida com um Prémio Capacitar: em 2014, foi apoiado um projeto no campo da agricultura social e terapêutica, que permitiu potenciar um negócio inclusivo, apoiando a fase final de uma cadeia de produção assegurada por pessoas com deficiência num contexto laboral sustentável e terapêutico, promovendo adicionalmente competências de empreendedorismo no domínio da agricultura. No ano seguinte, a Associação recebeu um dos Prémios BPI Seniores, o que permitiu criar a Bocciateca, o primeiro centro de recursos para o boccia em Portugal, com o objetivo de fomentar a prática do boccia sénior, promovendo a socialização, inclusão e a qualidade de vida dos idosos, através do desenvolvimento de uma prática desportiva adequada às suas expetativas e necessidades, numa abordagem intergeracional.

A candidatura da Quinta Sensorial da APCC aos Prémios BPI Fundação “la Caixa” Capacitar 2023 foi conduzida pela área de projetos do Departamento de Gestão da Informação e Projetos, tirando partido da sua experiência na gestão de iniciativas com âmbito e metodologias similares. Foi o caso, nos anos mais recentes, dos projetos “Line Break – Rugby Inclusivo” (com o objetivo de aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva) e “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” (sobre a questão da inclusão social no acesso à prática musical, na formação ou no vínculo social). Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.