fbpx

diversHUBility: APCC é parceira em projeto inovador para a empregabilidade de pessoas com deficiência na União Europeia

A APCC e diversos parceiros europeus acabam de dar início a um projeto inovador e ambicioso – o diversHUBility. Esta iniciativa tem como objetivo fundamental a criação de estratégias e ferramentas inovadoras para melhorar as competências e as oportunidades de empregabilidade das pessoas com deficiência. A reunião de parceiros, que se realizou remotamente no final da passada semana, marcou o ponto de partida para uma jornada que se estenderá até ao final de 2025.

Promover o fortalecimento e a autoconsciência das pessoas com deficiência, capacitando-as para superar obstáculos e torná-las membros plenamente integrados na vida económica e social da União Europeia é o ponto central do diversHUBility. Entre os objetivos definidos, estão a criação de estratégias de acompanhamento para o desenvolvimento do empreendedorismo em contextos altamente inovadores e de Instâncias de apoio aos decisores políticos na implementação de estratégias dirigidas a estes trabalhadores, por exemplo.

Sendo esta uma colaboração internacional para um futuro inclusivo, o projeto permitirá ainda desenvolver uma rede transnacional que se estenderá ao longo do tempo, tirando partido da participação de entidades de Portugal, Itália, Turquia, Polónia, Finlândia e Grécia. Perspetiva-se que possa impactar positivamente a vida das pessoas com deficiência e contribuir para uma sociedade mais equitativa.

O projeto “diversHUBility – percorsi di formazione e di avviamento all’imprenditorialità per persone con disabilità” tem como parceiros a APCC, Universidade de Salerno, Universidade de Turim, Universidade Católica do Sagrado Coração, Büyük Ortadoğu Sağlık ve Eğitim Vakfı (Fundação para a Educação e Saúde do Grande Oriente Médio), Universidade da Silésia, Universidade de Tampere e a cooperativa social Drosostalida. É desenvolvido com o apoio do Erasmus+, no âmbito da ação KA220-HED (Cooperation partnerships in higher education).

Além deste, vários outros projetos são ou foram desenvolvidos na APCC com o apoio daquele programa europeu, como é o caso também do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, do “SIM – Social Inclusion Marketing” ou do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.