fbpx

APCC reforça parcerias, ajudando a completar formação de estagiárias de Espanha

A APCC recebeu esta semana um grupo de oito alunas espanholas, da área de cuidado a pessoas em situação de dependência, que irão realizar estágios na instituição, entre março e maio (em diferentes períodos). Os primeiros contactos serviram para dar as boas-vindas e fazer as apresentações, tendo já as jovens sido entretanto integradas nas respostas e serviços em que irão desenvolver as atividades.

Trata-se de estudantes de duas escolas, nomeadamente o Instituto de Educación Secundaria Jálama (sediado em Moraleja, na província de Cáceres, e já com colaborações anteriores deste tipo com a APCC) e o Instituto de Educación Secundaria Rosa Chacel (localizado em Madrid), que cumprirão desta forma o objetivo de ter uma experiência relevante para a sua futura atividade profissional.

No caso das quatro alunas de Moraleja, os seus estágios decorrerão durante cerca de um mês, no Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros, enquanto as estudantes originárias de Madrid ficarão em Coimbra durante dois meses e meio, com duas delas a acompanhar também as atividades do Lar Integrado e as outras duas no Lar de Apoio. Seguem-se, portanto, semanas de muitas aprendizagens, tanto de âmbito técnico, como organizacional e ético.

Estas duas parcerias são concretizadas com o apoio do programa Erasmus+, no âmbito da Ação – Chave 1: Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem. Existem, aliás, vários projetos que são ou já foram desenvolvidos na APCC com o apoio daquele programa europeu, como é o caso do “diversHUBility – percorsi di formazione e di avviamento all’imprenditorialità per persone con disabilità”, do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” ou do “SIM – Social Inclusion Marketing”. Pode conhecer estes e outros projetos em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.