fbpx

APCC em destaque na cerimónia de abertura de torneio de qualificação paralímpica de boccia

Coimbra acolhe, por estes dias, o torneio de qualificação paralímpica de boccia, uma ocasião que junta muitos dos melhores jogadores do mundo e tem tido o envolvimento direto da APCC, ou não fosse a instituição pioneira no desporto para pessoas com deficiência em Portugal. Na cerimónia de abertura, que teve lugar no passado sábado, isso foi particularmente evidente…

Desde logo, pelas homenagens da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto a António Marques e Emílio Conceição, que contabilizam entre ambos umas incríveis 12 participações em Jogos Paralímpicos: o António é um dos atletas mais medalhados da história da competição, com sete medalhas (além de uma oitava no atletismo) em outras tantas edições; e o Emílio acumulou cinco participações, como treinador e parceiro de competição, entre o boccia e o futebol de sete.

Depois, porque a apresentação dos atletas dos 25 países presentes neste torneio contou com a participação de quatro jovens jogadores de boccia da Associação: a Ana Laura Ferreira, a Beatriz Ferrão, o Bernardo Coelho e a Madalena Bizarro acompanharam, respetivamente, a entrada das delegações da Polónia, Colômbia, Argentina e Japão, tendo assim a oportunidade de sentir de muito perto a emoção de uma grande prova internacional.

E, finalmente, destaque para a orquestra de samples da APCC, os Ligados às Máquinas, que proporcionaram a banda sonora para o desfile dos participantes e interpretaram alguns temas do seu reportório de originais compostos com recurso à utilização de samples sonoros de diferentes géneros musicais – refira-se ainda que, entre os membros do grupo, estão a ex-jogadora de boccia Fátima Pinho e os atuais atletas Hélia Maia e José Miguel Morgado.

O Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament está a decorrer no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, até ao dia 27 de março. A organização é da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto e da World Boccia, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e Câmara Municipal de Coimbra.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.