fbpx

Matilde Gaspar terminou Mundial de Natação com uma medalha, três finais e quatro recordes nacionais

Não há adjetivos suficientes para qualificar a participação da Matilde Gaspar no Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down! Fiquemos, por isso, pelos factos… Feito o balanço final, a atleta da APCC conquistou uma medalha, alcançou três finais e bateu quatro recordes nacionais e mais dois pessoais, conseguindo o feito de melhorar os seus tempos em todas provas individuais em que participou!

Em detalhe: a jovem nadadora, de apenas 17 anos, chegou à prata nos 200 metros bruços, prova em que bateu ainda o recorde de Portugal; estabeleceu igualmente novas melhores marcas nacionais nos 50 e 100 metros bruços (distâncias em que também conseguiu a qualificação para a final) e nos 100 livres; e nos 50 metros livres e 100 mariposa, logrou bater os seus recordes pessoais.

Desta forma, a Matilde (que integrou ainda a estafeta mista de 4 X 100 metros livres) confirmou as ótimas indicações que tinha deixado na sua estreia em grandes competições internacionais, quando, em setembro do ano passado, conquistou quatro medalhas no Campeonato da Europa.

Atual recordista nacional dos 50, 100 e 200 metros bruços e dos 100 e 200 livres, bem como recordista júnior da Europa dos 800 e 1500 livres, Matilde Gaspar é ainda a campeã nacional de inverno e de verão dos 50, 100 e 200 bruços. Representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, sendo treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.

O XI Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down teve lugar em Antália, na Turquia, entre os dias entre 19 e 26 de março, com organização a cargo da Down Syndrome International Swimming Organisation (DSISO). Portugal esteve representado por uma equipa composta por 10 nadadores. Esta competição decorreu integrada na segunda edição dos Jogos da Trissomia, um evento que permite a atletas com Trissomia 21 competir em provas de diferentes modalidades e disciplinas.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.