fbpx

Fátima Araújo na APCC para apresentar histórias reais de superação de pessoas com paralisia cerebral

“Por Acaso…” é o resultado de uma reportagem jornalística de Fátima Araújo e tem como protagonistas cinco jovens portugueses com paralisia cerebral que se afirmaram como casos de sucesso, de empreendedorismo social e laboral, de integração e de superação. O livro vai agora ser apresentado pela autora, na APCC, no dia 10 de março, pelas 18H30.

Trata-se de uma oportunidade para ouvir a jornalista da RTP falar sobre as muitas e reveladoras conversas que teve com aquelas pessoas e sobre como essa experiência ajudou a moldar a sua perceção sobre esta deficiência motora, que afeta mais de vinte mil pessoas em Portugal.

Por Acaso…” reúne as histórias de vida de Rui Reisinho (bailarino, DJ, designer e fundador da primeira companhia de dança inclusiva do País), Ana Catarina Correia (estudante de Sociologia e ativista do Movimento de (d)Eficientes Indignados), José Pedro Gomes (licenciado em Informática, que está a desenvolver uma aplicação informática que permitirá usar um telemóvel ou um tablet através do olhar), Maria de Fátima Ferreira (professora, escritora e várias vezes campeã nacional de natação adaptada) e José Rui Silva (mestre em Ciências da Informação, atleta federado de vela adaptada e praticante de natação). O prefácio é do neurocirurgião João Lobo Antunes.

A APCC acolhe a apresentação desta obra, atendendo à importância que a mesma poderá ter para a perceção social dos cidadãos com paralisia cerebral, numa altura em que está já a celebrar os seus 40 anos. Além das diversas iniciativas viradas para o exterior que já dinamiza, a APCC promoverá, até ao final de 2015, diversas outras que pretendem marcar esta data e que serão oportunamente anunciadas.

Fátima Araújo, 39 anos, é jornalista desde 1997 e pivot e repórter na RTP desde 2001. É licenciada e pós-graduada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra.