fbpx

Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-TND: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o XVIII Curso de Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-Tratamento do Neurodesenvolvimento (TND). Trata-se de um curso certificado pela EBTA (European Bobath Tutors Association), organizado pela Equipa Nacional de Bobath em Pediatria em parceria com a APCC e que decorrerá de 6 de outubro de 2016 a 12 de março de 2017.

O curso é dirigido a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala, devendo os candidatos ter experiência profissional mínima de dois anos em Pediatria (paralisia cerebral e/ou doenças neurológicas afins). As inscrições decorrem até ao dia 6 de maio e têm um custo de 2000 euros (que podem ser pagos em três prestações).

Serão formadoras Ana Maria Moreira (fisioterapeuta e coordenadora do TND em Portugal), Maria de Lourdes Tavares (terapeuta da fala), Cristina Lima (fisioterapeuta), Elisabete Dias (terapeuta ocupacional) e Maria Margarida Campos Andrada (terapeuta da fala), com a colaboração de Alice Beja (fisioterapeuta) e Marisa Frontera (fisioterapeuta).

Pode encontrar mais informação sobre as inscrições e o pagamento, bem como os conteúdos, avaliação e calendário, no folheto do XVIII Curso de Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-TND. Pode ainda descarregar a ficha de inscrição, que deve ser enviada por mail para bobath@apc-coimbra.pt ou por correio para APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Rua Garcia d’Orta – Vale das Flores, 3030-173 Coimbra.

Bobath é um conceito de intervenção terapêutica em pessoas com paralisia cerebral e condições neurológicas associadas, em que se procura uma aprendizagem da sensação do movimento, em vez do movimento em si, com o objetivo de facilitar a coordenação motora e evitar posturas e movimentos atípicos. Já no início deste ano, a APCC juntou 24 formandos portugueses e espanhóis numa formação neste conceito com enfoque em bebés.