fbpx

APCC recebeu a Carlotta, o Luca e as Katharinas com Lanche Intercultural

A Carlotta veio da Itália, o Luca chegou da Bélgica e depois há duas Katharinas, uma originária da Alemanha e outra da Áustria. São estes os quatro novos voluntários europeus que foram ontem (2 de junho) recebidos na APCC com um Lanche Intercultural que juntou também colaboradores, utentes e voluntários portugueses da instituição.

Durante os próximos seis meses, este novo grupo fará parte da vida e das atividades quotidianas da APCC, dando apoio e dinamizando atividades nas mais variadas vertentes, tanto no Centro de Reabilitação, como na Quinta da Conraria ou nas unidades residenciais. Mas ontem foi o momento para as primeiras interações com algumas das caras que depressa se tornarão familiares, para as primeiras trocas de impressão e até as primeiras sugestões de locais a visitar.

Se quiserem ficar a conhecer melhor a Carlotta Beoletto, a Katharina Bux, a Katharina Zvetolec e o Luca Rosania, basta ir à página de Facebook “Holding Hands With Other Abilities”, onde eles deram já algumas respostas sobre as suas motivações e as suas expetativas, que podem também ser lidas no Facebook da APCC.

Os novos voluntários chegam à APCC ao abrigo do projeto SVE 2016-1-PT02-KA105-003107, Erasmus + Juventude em Ação. É no âmbito deste programa europeu que a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, vindos de países como a Alemanha, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia ou Turquia.

O envio de jovens portugueses para projetos de voluntariado em países europeus é outra das funções do Gabinete de Voluntariado da APCC. Já mais de uma dezena de voluntários aproveitou esta oportunidade, tendo passado períodos que podem ir até um máximo de 12 meses no estrangeiro.

Pode saber mais sobre o Gabinete de Voluntariado em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.