fbpx

APCC trabalha em mecanismo de reconhecimento de aprendizagens no voluntariado

Com um histórico recente importante ao nível da certificação da(s) aprendizagem(ns) ao longo da vida, Portugal tem ainda uma margem de crescimento considerável nesta área ao nível do voluntariado. O reconhecimento das aprendizagens realizadas pelos voluntários continua a não ser uma realidade sistematicamente organizada no país, mas a APCC é uma das organizações empenhadas em mudar esta realidade.

No âmbito da iniciativa Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015, diversos agentes no domínio do voluntariado puderam colaborar na criação de um mecanismo de reconhecimento das aprendizagens decorrentes do voluntariado. Inspirada por esta experiência, a APCC está a atualmente a trabalhar em formas concretas de, brevemente, poder atribuir aos seus voluntários certificações – devidamente reconhecidas a nível nacional – das aprendizagens que realizam na instituição.

A formalização generalizada deste procedimento trará necessariamente melhorias às próprias experiências de voluntariado, com a sistematização de um conjunto de boas práticas que, mesmo que já asseguradas pelas APCC, passarão a ter reconhecimento interinstitucional: a identificação das expetativas de aprendizagem do voluntário, o ‘matching’ do voluntário com a oferta de voluntariado ou o acompanhamento durante o processo de voluntariado, só a título de exemplo.

Na APCC, o voluntariado encontra-se intimamente ligado à sua história: desde o início que a instituição é feita (também) por pessoas que, dando um pouco de si e do seu tempo, cumprem um desejo de serem úteis, ajudando de forma desinteressada e responsável. O processo de inscrição junto do Gabinete de Voluntariado é muito simples: basta enviar uma mensagem para voluntariado@apc-coimbra.pt.

Pode saber mais sobre o voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

160812_APCC_ReconhecimentoAprendizagensVoluntariado