fbpx

Exposição de fotografia “Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral” pode ser visitada até 3 de dezembro

161021_apcc_umolharmenosobjetivo_thumbPor vezes, as palavras não chegam ou não conseguem descrever tudo o que sentimos. E também por isso, é de sentimentos que falamos quando falamos da exposição fotográfica “Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral”, que a APCC abre aos olhares (e ao coração) da cidade de Coimbra no próximo mês e meio.

São 24 imagens, captadas pela lente da voluntária Marina Cruz, em que os protagonistas são os utentes do Lar Integrado Dr. José Mendes Barros e, de certa forma, os seus sonhos, as suas conquistas e todas as estórias que desta forma nos contam. As fotografias foram realizadas durante um período de voluntariado de um conjunto de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 2015.

Inaugurada ontem (20 de outubro, Dia Nacional da Paralisia Cerebral), a exposição “Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral” vai ficar patente na Galeria Ferrer Correia, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, até 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência.

Pode ser visitada nos seguintes horários: segunda a sexta-feira das 09H00 às 19H30, sábados das 11H00 às 13H00 e das 14H00 às 19H00.

Os estudantes universitários por detrás deste projeto ‘encontraram’ a APCC através do Projeto O-rangers do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, mas se tiver mais de 17 anos e estiver interessado em fazer voluntariado connosco, basta enviar-nos uma mensagem para voluntariado@apc-coimbra.pt para marcar uma conversa.

Mais informações sobre o voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

 

«Ficamos com o coração tão cheio que quando os deixamos só queremos ir a correr contar aos nossos entes queridos o pormenor de tudo o que se passou. Acabamos por relatar banalidades que não surtem o efeito que queremos, não traduzem minimamente os momentos que passamos. São inúmeras as vezes em que nos apercebemos que não é aquilo que é reproduzível em palavras que faz a diferença, mas sim o que sentimos. E isso fica para nós, é impossível descrever.

Neste sentido surgiu o projeto “Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral”. No fundo, não passa de uma ‘pequenina janela’ criada para colmatar a impotência das nossas palavras, ao longo deste último ano».

Marina Cruz
Catarina Macedo
Catarina Fernandes
Helena Melanda
Helder Ranhada

161021_apcc_umolharmenosobjetivo