fbpx

APCC recebe encontro ibérico de ONG para discutir o papel do voluntariado na inclusão

161124_apcc_svetoolforsocialinclusion_thumbCerca de duas dezenas de profissionais de organizações não-governamentais de Portugal e Espanha vão estar em Coimbra entre os dias 25 e 29 de novembro, para aprender mais sobre como o voluntariado, e em particular o Serviço Voluntário Europeu (SVE), pode ser uma forma de aumentar a inclusão.

Este curso, denominado “O SVE como Ferramenta para a Inclusão Social” e que será acolhido pela APCC, terá início pelas 09H30 do dia 25, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com um primeiro momento de apresentação da iniciativa que servirá também para os participantes travarem conhecimento.

Seguir-se-ão, ao longo de cinco dias, diversas sessões de trabalho com o objetivo de comparar realidades, identificar boas práticas e preparar projetos conjuntos que possam assumir-se como mais inclusivos e diversificados. O programa prevê também uma agenda social, que inclui um Jantar Intercultural, uma visita à Universidade de Coimbra e uma noite de fado de Coimbra.

Além de organizar o curso, a APCC terá também oportunidade de partilhar a sua visão e experiência de mais de 40 anos enquanto instituição de referência, em Portugal e no estrangeiro, na área da inclusão social. Diariamente, a Associação dinamiza atividades com mais de dois mil utentes, visando a habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem.

Nesta dinâmica, o papel do voluntariado tem sido, desde o início, fundamental. No âmbito do voluntariado internacional, a APCC trouxe já até Coimbra mais de três dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus, e colocou mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Um trabalho que, já este ano, foi reconhecido com a atribuição de um Prémio Boas Práticas Erasmus + em Portugal, concedido pelas agências nacionais Erasmus+ Juventude em Ação e Erasmus+ Educação e Formação.

O curso “O SVE como Ferramenta para a Inclusão Social” é uma iniciativa da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação.

Pode saber mais sobre o Serviço Voluntário Europeu e outras possibilidades de voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

161124_apcc_svetoolforsocialinclusion