fbpx

APCC e ESEC assinaram acordo de colaboração para o “Coimbra a Brincar” e já olham para novos projetos

170314_APCC_CaB-ProtocoloESEC_thumbA APCC e a ESEC-Escola Superior de Educação de Coimbra assinaram ontem (13 de março) um acordo de colaboração que tem como objetivo reforçar a cooperação entre as duas instituições no âmbito do “Coimbra a Brincar”, o evento que celebra o brincar enquanto fonte de prazer, alegria e aprendizagem, com reflexos na saúde física e mental, em todas as idades.

Parceira habitual desta grande festa aberta à Cidade e organizada pela APCC desde 2013, a ESEC irá, como estipulado no documento agora formalizado, trabalhar no desenvolvimento de atividades no âmbito dos seus cursos (nomeadamente, através de ateliês pedagógicos) e na conceção, criação e aplicação de ferramentas que valorizem a apropriação do património cultural, material ou imaterial pelos participantes no “Coimbra a Brincar”.

O Acordo foi assinado por Antonino Silvestre, Presidente da Direção da APCC, e Rui Mendes, Presidente da ESEC, que aproveitaram ainda a oportunidade para uma primeira abordagem a um conjunto de projetos, no âmbito da importância do brincar como ferramenta de ensino e estimulador da atividade física, em que as duas instituições poderão vir a colaborar num futuro próximo.

A edição deste ano do “Coimbra a Brincar” decorrerá nos dias 26 e 28 de maio, mais uma vez organizada pela APCC com parceiros da cidade e da região. À semelhança dos anos anteriores, espera-se o envolvimento de milhares de pessoas de todas as idades, apostadas em (re)descobrir o prazer do brincar, em mais de uma centena de atividades completamente gratuitas.

O “Coimbra a Brincar” é uma iniciativa originalmente concebida para celebrar o Dia Internacional do Brincar (28 de maio), criado em 1999, durante a Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio. Tem, por isso, como objetivo envolver cidadãos, jardins de infância, escolas, hospitais, lares, centros de dia e outros atores sociais, proporcionando um espaço e um tempo de brincadeira intergeracional. Pode acompanhar todas as novidades na página de Facebook do evento.

170314_APCC_CaB-ProtocoloESEC