fbpx

Dia da Alimentação: a fantástica história do fabrico do pão foi contada na APCC

Qualquer celebração é melhor quando podemos fazê-la com amigos e foi mesmo isso que aconteceu ontem, em que a APCC recebeu, na Quinta da Conraria, as crianças do Jardim de Infância d’A Previdência Portuguesa para festejar o Dia da Alimentação. E desta forma, o ateliê “Do grão ao pão” foi o pretexto ideal para uma tarde de muitas aprendizagens emocionantes e alegria partilhada.

Os mais pequenos puderam experimentar a alegria da descoberta, com a equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” a guiá-los por todo o processo de fabrico de um alimento saudável, que faz parte da dieta humana há 30 mil anos. Perceberam como da espiga sai o grão, do grão se faz farinha e da farinha se faz pão, meteram literalmente as mãos na massa e viram-na ser colocada no forno e de lá saírem já os pães quentinhos.

O Dia Mundial da Alimentação pretende consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Tem como objetivos, entre outros, alertar para a relevância da produção agrícola e encorajar a participação da população rural, mas também aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo e promover a transferência de novas tecnologias para os países em desenvolvimento.

“Do grão ao pão” é um dos ateliês que são dinamizados na Quinta Pedagógica da APCC e que permitem, por exemplo, criar, recriar e executar obras de arte, peças musicais ou receitas tradicionais. Grupos de jardim de infância, em idade escolar e outros podem também inscrever-se para atividades relacionadas com alimentação saudável, agricultura, reciclagem, equitação, música e teatro.

Mas estas são apenas algumas das muitas atividades desenvolvidas ao longo do ano, existindo um intenso programa que inclui festividades, campos de férias, visitas guiadas, festas de aniversário e outros eventos. Saiba tudo sobre o plano de atividades, inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.