fbpx

Bispo de Coimbra visitou a Quinta da Conraria

No âmbito de uma visita pastoral à paróquia de Castelo Viegas, o bispo da Diocese de Coimbra fez questão de conhecer a Quinta da Conraria. Desta forma, Virgílio Antunes foi ontem recebido pelo presidente da Direção, Antonino Silvestre, pela vice-presidente Fátima Januário e outros responsáveis da APCC, tendo ainda contactado com utentes, formandos e colaboradores da instituição.

A visita inclui uma passagem pela capela da Quinta, datada do séc. XIX, mas também por diversos serviços e respostas sociais da Associação que se encontram sediadas naquele local, como a formação e as atividades ocupacionais, entre outros. Foi assim possível mostrar um pouco da dinâmica quotidiana daquele espaço e da diversidade de interações que ali ocorrem.

A oportunidade foi ainda aproveitada para vincar a abertura da APCC à colaboração e à intervenção na comunidade, no seguimento de uma política de portas abertas por parte instituição, que caracteriza a Quinta da Conraria – desde que a gestão do espaço foi confiada à instituição, em 1983 – através de iniciativas como a Feira das Colheitas e diversas outras em que a população local é convidada a participar.

As atividades da APCC na Quinta da Conraria tiveram início com o objetivo de dar continuidade ao processo de reabilitação, mediante pré-profissionalização. Atualmente, o espaço acolhe atividades no campo da formação profissional e da certificação de competências, mas também atividades ocupacionais, acompanhamento e animação, reabilitação, Quinta Pedagógica, Quinta Biológica e outros.