fbpx

Comitiva italiana visitou a APCC para conhecer práticas de agricultura social

Um grupo de responsáveis políticos e associativos de Itália realizou ontem uma visita de trabalho à Quinta da Conraria, para conhecer a atuação da APCC na área da agricultura social. Faziam parte desta comitiva responsáveis autárquicos do município de Porto Tolle e elementos das associações C’entro e Luce sul Mare, das cooperativas sociais Castel Monte, Titoli Minori e La Goccia e da fundação IRPEA – Istituti Riuniti Padovani di Educazione e Assitenza.

Reunindo pessoas com interesses nas áreas da agricultura, serviço social, voluntariado e turismo, a visita teve particular enfoque na Quinta Biológica e no setor de agricultura convencional, embora tenha também sido visitada a Quinta Pedagógica “O Caracol” e abordada a área da jardinagem. Nas interações com os profissionais da APCC, e além de aspetos mais técnicos relativos à vertente agrícola, foram ainda trocados pontos de vista sobre as vantagens das atividades de agricultura social para os utentes nelas envolvidos.

Na Quinta da Conraria, a agricultura é praticada desde 1982, com o intuito de promover o bem-estar social dos utentes da APCC. A área de agricultura social recebe alunos da área ocupacional da instituição – escolhidos de acordo com as suas aptidões e interesse pela agricultura – e estudantes externos, apoiados pelo Centro de Recursos para Inclusão da Associação.

Numa área de cerca mais de 25 hectares, que engloba terrenos de cultivo ao ar livre, estufas e salas de cultivo de cogumelos, as atividades desenvolvidas têm objetivos meramente agrícolas (produzir alimentos saudáveis, promover boas práticas agrícolas e ambientais) e outros de âmbito social (promover a inclusão, incentivar a autodeterminação).

Esta visita foi promovida pelo Gabinete de Projetos da APCC, no âmbito da sua função de estabelecer parcerias com empresas, universidades, instituições e outras entidades, de âmbito nacional e internacional. Ali se estudam e criam novas soluções para desenvolver os serviços e assegurar a sustentabilidade das diversas respostas sociais. Pode conhecer os projetos em desenvolvimento em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.