O “Coimbra a Brincar 2020” já começou! (não é exatamente verdade… mas já temos datas!)

Calma, ainda faltam vários meses para, verdadeiramente, darmos início à grande festa da brincadeira que sempre é o “Coimbra a Brincar”!… Mas nada se faz sem aquele momento – como o que ontem teve lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral – em que a APCC e os seus parceiros reúnem para fazer um balanço da última edição e começar a planear o que terão para oferecer à cidade no ano seguinte.

Por isso, e não vamos mentir e dizer que isso não aconteceu no meio de grande diversão, houve muitas sugestões de atividades e vontade de inovar, bem como de juntar cada vez mais ‘cúmplices’ nesta iniciativa. O que se seguirá serão meses de troca de ideias com diferentes interlocutores e públicos, que darão lugar a um programa que não deixará de incluir várias brincadeiras ‘clássicas’ do “Coimbra a Brincar”, mas que se pretende que possa continuar a aprofundar a ideia de um brincar para todos e intergeracional.

E já que leu este texto até aqui, temos uma novidade especialmente para si: já estão definidas as datas do próximo “Coimbra a Brincar”! Aponte já na agenda e partilhe com os amigos, porque, em 2020, a brincadeira tem lugar marcado nos dias 28, 29 e 30 de maio! Mas até lá, muito será ainda revelado – os locais, as atividades, os concursos… – pelo que o melhor é mesmo (continuar a) acompanhar a página de Facebook do evento!

Esta será a oitava edição do “Coimbra a Brincar”, criado pela APCC com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Brincar e que se afirmou já pela sua capacidade de transmitir a um número bastante elevado de pessoas a mensagem de que o brincar é uma atividade benéfica para todas as idades e uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental.