fbpx

Coimbra a Brincar 2020

Celebrem o Dia Internacional do Brincar com o “Coimbra a Brincar”… no Facebook!

O Dia Internacional do Brincar celebra-se todos os anos a 28 de maio, mas, desta vez, não vai ser possível estarmos juntos no “Coimbra a Brincar” para fazer a festa da brincadeira… Ou será que vai?… É verdade que vai ser muito diferente, mas não vamos deixar de brincar: a proposta é que nos encontremos no Facebook e participemos nas diversas atividades que, ao longo daquele dia, vamos partilhar com quem quiser festejar em boa companhia, mesmo que em sítios diferentes!

Haverá desafios, histórias, experiências e outras brincadeiras, dinamizadas por vários parceiros, através de vídeos ou de atividades em direto e à distância. Vai ser, garantimos, muito divertido e, como sempre no “Coimbra a Brincar”, para todas as idades! Além disso, iremos também revelar os três primeiros classificados do concurso #todosbrincamemcasa, em que pedimos que nos enviassem uma foto ou um vídeo de um momento de brincadeira!

Só terão de...

Ler mais

#todosbrincamemcasa é para brincar, fotografar ou filmar… e ganhar prémios com o “Coimbra a Brincar”!

Quem está pronto para brincar… sem sair de casa? Com a próxima edição do “Coimbra a Brincar” adiada para 2021, nem por isso existem razões para pararmos a brincadeira! Assim, lançamos agora um desafio que é uma garantia de diversão: façam uma foto ou um vídeo de um momento de brincadeira em vossa casa e partilhem-no connosco! Vamos, todos juntos, mostrar que, mesmo em circunstâncias especiais, o brincar continua a ser uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem!

Portanto, para participar no concurso #todosbrincamemcasa, só vão precisar mesmo de duas coisas: um telemóvel (ou uma máquina fotográfica ou de filmar) e muita vontade de brincar! Não há limites para as brincadeiras, a não ser os da vossa residência, nem para o número de participantes ou para a quantidade de alegria envolvida! Vale tudo, desde que seja a brincar!

As fo...

Ler mais

“Coimbra a Brincar” é adiado para 2021 e lança concurso de brincadeiras em casa

A APCC e os seus parceiros na organização do “Coimbra a Brincar” decidiram adiar a próxima edição, prevista para o final de maio, para o ano de 2021. A decisão foi tomada atendendo à atual situação de saúde e às recomendações das diversas autoridades, bem como tendo em consideração que o propósito central do “Coimbra a Brincar” é celebrar o Dia Internacional do Brincar, que se assinala anualmente a 28 de maio.

No entanto, com o objetivo de não deixar de passar a mensagem de que o brincar é uma atividade benéfica para todas as idades e uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem, o “Coimbra a Brincar” vai lançar já esta semana um concurso de brincadeiras em casa, aberto à participação de todos!

Ler mais

O júri decidiu, mas ainda não está decidido: há cinco finalistas e quem vai escolher o cartaz oficial do “Coimbra a Brincar”… são vocês!

A próxima edição do “Coimbra a Brincar” está cada vez mais próxima – não esqueçam, vai ser a 29, 20 e 30 de maio – e isso quer dizer que estamos também cada vez mais perto de conhecer o cartaz oficial… que, desta vez, vai ser escolhido por todos os que sabem que brincar é bom em todas as idades, ou seja, por todos vocês! O júri do concurso já reuniu e escolheu cinco finalistas, que serão, já a partir da próxima semana, sujeitos a votação!

Recebemos vários trabalhos impressionantes (a participação foi, este ano, aberta a todos os residentes em Portugal) e notoriamente criados por quem gosta de brincar, pelo que foi mesmo muito difícil a escolha, mas, depois da decisão tomada, podemos agora revelar os nomes dos criadores dos cartazes preferidos dos jurados. Assim, as participações destacadas foram as dos Amigos da APCC, da Casa Cor-de-Rosa, do Centro Escolar da Quinta das Flores, da Epifânia Una e Maria do Carmo Ribeiro e da Matilde Santos.

Mais ...

Ler mais

Só é precisa uma boa ideia: concurso para o cartaz do “Coimbra a Brincar 2020” é aberto a todos!

Quem pode participar no concurso para criar o cartaz da próxima edição do “Coimbra a Brincar”? Qualquer pessoa que resida em Portugal! Tenho de concorrer individualmente? Claro que não, são aceites participações individuais e em grupo, porque brincar é bom de todas as formas! Só posso enviar uma proposta? Não, todos os participantes podem enviar todas as propostas que quiserem! Como vai ser escolhido o vencedor? Através da página de Facebook do evento, depois de uma primeira seleção por um júri multifacetado!

Então, mas que razões posso eu ter para participar? A primeira é que vai ser muito divertido, mas outra também relevante é que haverá prémios fantásticos – não monetários e relacionados com as atividades dos parceiros e patrocinadores do evento – para o vencedor absoluto e duas menções honrosas. E até quando posso concorrer? O prazo limite é o dia 31 de janeiro de 2020 e os trabalhos podem ser enviados por mail ou correio postal, ou entregues no Centro de Reabilitação da APCC.

Ler mais