fbpx

Colaboração foi o mote para juntar a APCC e vários dos seus parceiros na área social

Colaborar, cooperar, partilhar. Foram estas as ideias-chave da iniciativa “Colaborar Faz Toda a Diferença”, que a APCC levou a cabo no passado dia 6 de dezembro e que juntou na Quinta da Conraria profissionais da área social de diversas instituições da região. O objetivo, aproveitando o mote de 2019 ser o Ano Nacional da Colaboração, foi trocar experiências sobre os temas da educação, cidadania, família, comunidade, solidariedade e outros ligados à ação social.

A sessão iniciou-se com intervenções dos oradores convidados – João Pedro Gaspar, presidente da PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos, e Ricardo Sousa, psicólogo na Cáritas Diocesana de Coimbra – e incluiu ainda uma dinâmica no formato ‘world café’, em que se discutiu a relevância e impacte da partilha de informação e da colaboração interinstitucional, bem como a importância da validação de realidades e dificuldades comuns às instituições de solidariedade social.

A troca de ideias passou por temáticas como a necessidade de construir em conjunto soluções inclusivas e acessíveis para problemas sociais, financeiros, educacionais e de bem-estar dos cidadãos, ou o papel das IPSS enquanto entidades de vanguarda para a inclusão social das pessoas com deficiência, com incapacidades ou desfavorecidas. Os trabalhos foram concluídos com um debate sobre as reflexões apresentadas e com uma reflexão final, ao jeito de resumo, de Élia Costa, assistente social na APCC.

A iniciativa “Colaborar Faz Toda a Diferença” foi organizada pelo Departamento de Serviço Social da Formação Profissional da APCC, com o intuito de aproximar ainda mais a instituição de alguns dos seus parceiros, nomeadamente aqueles que operam no mesmo âmbito regional. Foi ainda uma forma de assinalar o Ano Nacional da Colaboração, promovido pelo Forum para a governação Integrada – GovInt (uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas) para mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração.

A colaboração faz parte da história e do quotidiano da APCC, que age na comunidade, sensibiliza a sociedade para a questão da deficiência e interage com parceiros para operar a mudança, além de apoiar mais de três mil utentes e as suas famílias. É, por isso, uma organização de referência, a nível nacional e internacional, na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=728.