fbpx

Vida independente e direitos reais das pessoas com deficiência entre os temas que a APCC levou ao encontro “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”

A segunda edição dos encontros “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”, que decorreu no passado dia 29 de abril, contou com cerca de 120 participantes – onde se incluíram pessoas com deficiência, profissionais da educação, da saúde e de instituições que trabalham naqueles temas – e permitiu vincar a ideia de que uma estratégia para o desenvolvimento social, económico e cultural deve ter em conta a diversidade das características do ser humano.

A APCC contribuiu de forma direta para a discussão, fazendo-se representar no painel dedicado ao tema “Autonomia e perda de autonomia”. Foi uma oportunidade para refletir com Catarina Vitorino (beneficiária do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, psicóloga clínica e ativista feminista e anticapacitista) sobre as oportunidades que a assistência pessoal representa para a autonomia, ou com André Vitorino (utente do Centro de Reabilitação, estudante e defensor dos direitos das pessoas com deficiência) sobre o que ainda falta para que os direitos inscritos na Constituição o sejam para todos os cidadãos.

Este painel foi moderado por Ana Cortez Vaz, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra e presidente do Conselho Local de Ação Social de Coimbra, um dos responsáveis políticos a marcar presença no encontro, tal como Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão e das Pessoas com Deficiência, que participou na sessão de abertura.

A atividade desenvolvida pela APCC acabaria por estar indiretamente ligada a outros dos painéis, em que se falou da engenharia facilitadora da inclusão e foi apresentado o trabalho desenvolvido na área de engenharia mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) – que, no passado, permitiu desenvolver adaptações para a equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica da Associação. Outros temas abordados nesta iniciativa foram “Empregabilidade” e “Cuidadores (in)formais e burnout”.

A segunda edição dos encontros “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia” teve lugar no Auditório Principal do ISEC e foi organizada pela Divisão de Intervenção e Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, através do Grupo de Trabalho Pessoas com Deficiência da Rede Social de Coimbra (que a APCC integra).

O envolvimento da APCC neste tipo de iniciativa permite, em alinhamento com a sua missão, suscitar o debate e a produção de conhecimento em torno da importância da inclusão das pessoas com deficiência, cujo défice continua a ser o maior obstáculo ao seu bem-estar, saúde global e autonomia. Fundada em 1975, a APCC é uma instituição de referência, a nível nacional e internacional, na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem.