fbpx

CAVI

CAVI da APCC vai estar representado no seminário “(Des)Encontros com a Vida Independente”

A diretora técnica do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC faz parte do painel de intervenientes do seminário “(Des)Encontros com a Vida Independente”, que terá lugar em Évora, no dia 12 de outubro. Fernanda Maurício tomará a palavra no painel “Potencialidades e limitações do projeto”, em que elementos das equipas técnicas de centros de vários pontos do país darão a sua visão sobre o desenrolar, até ao momento, do programa-piloto nacional MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente).

Será uma oportunidade para abordar em concreto a atividade do CAVI da APCC e o contributo que tem vindo a dar, desde junho de 2019, para uma mudança significativa no modo de vida das 19 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto. Neste encontro pretende-se, aliás, partilhar as experiências dos diversos agentes envolvidos na questão da vida independente em Portugal: destinatários, assistentes pessoais e técnicos, mas também investigadores, responsáveis e decisores políticos.

Ler mais

Vida independente e direitos reais das pessoas com deficiência entre os temas que a APCC levou ao encontro “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”

A segunda edição dos encontros “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”, que decorreu no passado dia 29 de abril, contou com cerca de 120 participantes – onde se incluíram pessoas com deficiência, profissionais da educação, da saúde e de instituições que trabalham naqueles temas – e permitiu vincar a ideia de que uma estratégia para o desenvolvimento social, económico e cultural deve ter em conta a diversidade das características do ser humano.

A APCC contribuiu de forma direta para a discussão, fazendo-se representar no painel dedicado ao tema “Autonomia e perda de autonomia”. Foi uma oportunidade para refletir com Catarina Vitorino (beneficiária do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, psicóloga clínica e ativista feminista e anticapacitista) sobre as oportunidades que a assistência pessoal representa para a autonomia, ou com André Vitorino (utente do Centro de Reabilitação, estudante e defensor dos direitos das pessoas com deficiência) sobre o que ainda falta para que os direitos inscritos na Constituição o sejam para todos os cidadãos.

Ler mais

Beneficiários do CAVI da APCC olharam para dois anos de assistência pessoal

A pandemia obrigou, em quase todas as instâncias da nossa sociedade, a um grande esforço de adaptação e resiliência, e a atividade do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC não foi exceção. Ainda assim, foi possível, dentro das limitações gerais e da vontade dos beneficiários deste serviço, manter em funcionamento os planos individualizados de assistência pessoal e, dessa forma, continuar a contribuir para a profunda mudança na qualidade de vida das pessoas envolvidas neste projeto.

Esse balanço foi feito no início desta semana, numa reunião geral que juntou beneficiários, assistentes pessoais e a equipa de gestão do CAVI, pela primeira vez presencialmente desde o eclodir da Covid-19. Mas a oportunidade serviu também para uma troca mais alargada de experiências e de opiniões, em torno dos impactes da assistência pessoal na vida quotidiana, desde o contexto familiar, ao profissional ou ao social. E, mais uma vez, houve unanimidade sobre os profundos benefícios do MAVI (o programa-piloto nacional, sob o qual o CAVI opera) e da importância da sua continuidade.

Ler mais

Utentes e assistentes pessoais são protagonistas de documentário sobre CAVI da APCC

Quando, no início de 2019, se iniciou a história do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC, talvez ninguém se tenha lembrado de dizer «Esta história dava um filme»… mas é isso mesmo que vai acontecer. Alguns dos utentes e assistentes pessoas que integram este projeto estão a ser acompanhados por uma equipa de produção, com o objetivo de ter a sua experiência retratada num documentário.

Este filme será rodado em três períodos distintos: no início deste caminho, com enfoque nas expetativas dos participantes, num segundo momento, de avaliação intermédia, e numa fase final, para balanço e avaliação. Quando finalizado, constituirá certamente um testemunho relevante para a instituição e para o próprio MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente.

Embor...

Ler mais

APCC leva experiência do CAVI a webinar (com inscrições abertas) da Rede Social de Coimbra sobre Direitos Humanos

Celebrado anualmente a 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos é o mote para um webinar que pretende suscitar a discussão em torno daquele tema e, em particular, do paradigma dos direitos das pessoas com deficiência. Esta é uma iniciativa gratuita, mas de inscrição obrigatória, que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 11, entre as 10H00 e as 12H00.

A organização é do grupo de trabalho “Pessoas com Deficiência” da Rede Social de Coimbra, de que a APCC faz parte. Além de uma pequena apresentação sobre o trabalho realizado na habilitação e inclusão social da pessoa com paralisia cerebral e com outras condições de deficiência ou incapacidade, a Associação marcará ainda presença com uma intervenção sobre a atividade do seu CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente.

Ler mais