CAVI

CAVI da APCC promove formação inicial de assistentes pessoais

A APCC vai levar a cabo, de 15 a 24 de janeiro de 2020, um curso de Formação Inicial para Assistente Pessoal, no âmbito da atividade do seu CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente. Esta formação, gratuita, tem uma duração total de 50 horas obrigatórias e habilitará quem a concluir a integrar as bolsas de assistentes pessoais para recrutamento dos diversos CAVI a nível nacional, sendo obrigatória para o desempenho daquela função.

Serão abordadas matérias relacionadas com os seguintes temas: direitos das pessoas com deficiência e vida independente; ética profissional e assistência pessoal; acessibilidade e comunicação; deficiência ou incapacidade, assistência pessoal e promoção da autonomia; fatores ambientais e produtos de apoio. O curso tem um número limitado de vagas.

Ler mais

Utentes e assistentes pessoais fizeram primeiro balanço da atividade do CAVI da APCC

Foi na passada terça-feira que utentes e assistentes pessoais do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC se reuniram pela primeira vez para, em conjunto, fazer um primeiro balanço deste projeto que, desde há cerca de quatro meses, tem permitido a 13 pessoas com deficiência ou incapacidade ter um maior grau de independência nas suas vidas.

Além de temas e dúvidas de índole mais prática – como questões relativas a horários, transportes ou aos respetivos planos individualizados de assistência pessoal – a ocasião serviu particularmente para perceber o que já mudou no modo e na qualidade de vida dos beneficiários deste apoio. Em cima da mesa estiveram também algumas possibilidades de melhoria do MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente.

Ler mais

APCC está a recrutar assistentes pessoais para Centro de Apoio à Vida Independente

A APCC está a recrutar interessados para integração na Bolsa de Assistentes Pessoais do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, projeto-piloto cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Programas Operacionais do Portugal 2020.

O assistente pessoal é a pessoa que contribui para que a pessoa com deficiência ou incapacidade tenha uma vida independente, apoiando-a na realização das seguintes atividades: apoio nos domínios da higiene, alimentação, manutenção de saúde e cuidados pessoais; apoio em deslocações; mediação de comunicação; apoio em contexto laboral; apoio à frequência de aulas, cultura, lazer, desporto, participação e cidadania.

Ler mais