fbpx

CAVI

Destinatários do CAVI da APCC fizeram balanço de quase quatro anos de assistência pessoal e perspetivaram futuro

Os destinatários e a equipa técnica do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC voltaram a reunir-se, ontem, para fazer um balanço sobre a forma como estão a decorrer os planos individualizados de assistência pessoal e perspetivar o futuro do programa-piloto do MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente. Foi um encontro que serviu para complementar o acompanhamento regular e que decorreu no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral.

Assim, e além de questões mais práticas e individualizadas, a conversa seguiu ainda para matérias como sugestões de melhoria ao funcionamento daquele programa nacional, nomeadamente no que se refere às formas de prestação da assistência pessoal, na expetativa de contribuir para a definição de um futuro modelo que venha a ser concretizado.

O env...

Ler mais

CAVI da APCC vai estar representado no seminário “(Des)Encontros com a Vida Independente”

A diretora técnica do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC faz parte do painel de intervenientes do seminário “(Des)Encontros com a Vida Independente”, que terá lugar em Évora, no dia 12 de outubro. Fernanda Maurício tomará a palavra no painel “Potencialidades e limitações do projeto”, em que elementos das equipas técnicas de centros de vários pontos do país darão a sua visão sobre o desenrolar, até ao momento, do programa-piloto nacional MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente).

Será uma oportunidade para abordar em concreto a atividade do CAVI da APCC e o contributo que tem vindo a dar, desde junho de 2019, para uma mudança significativa no modo de vida das 19 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto. Neste encontro pretende-se, aliás, partilhar as experiências dos diversos agentes envolvidos na questão da vida independente em Portugal: destinatários, assistentes pessoais e técnicos, mas também investigadores, responsáveis e decisores políticos.

Ler mais

Vida independente e direitos reais das pessoas com deficiência entre os temas que a APCC levou ao encontro “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”

A segunda edição dos encontros “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”, que decorreu no passado dia 29 de abril, contou com cerca de 120 participantes – onde se incluíram pessoas com deficiência, profissionais da educação, da saúde e de instituições que trabalham naqueles temas – e permitiu vincar a ideia de que uma estratégia para o desenvolvimento social, económico e cultural deve ter em conta a diversidade das características do ser humano.

A APCC contribuiu de forma direta para a discussão, fazendo-se representar no painel dedicado ao tema “Autonomia e perda de autonomia”. Foi uma oportunidade para refletir com Catarina Vitorino (beneficiária do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, psicóloga clínica e ativista feminista e anticapacitista) sobre as oportunidades que a assistência pessoal representa para a autonomia, ou com André Vitorino (utente do Centro de Reabilitação, estudante e defensor dos direitos das pessoas com deficiência) sobre o que ainda falta para que os direitos inscritos na Constituição o sejam para todos os cidadãos.

Ler mais

Beneficiários do CAVI da APCC olharam para dois anos de assistência pessoal

A pandemia obrigou, em quase todas as instâncias da nossa sociedade, a um grande esforço de adaptação e resiliência, e a atividade do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC não foi exceção. Ainda assim, foi possível, dentro das limitações gerais e da vontade dos beneficiários deste serviço, manter em funcionamento os planos individualizados de assistência pessoal e, dessa forma, continuar a contribuir para a profunda mudança na qualidade de vida das pessoas envolvidas neste projeto.

Esse balanço foi feito no início desta semana, numa reunião geral que juntou beneficiários, assistentes pessoais e a equipa de gestão do CAVI, pela primeira vez presencialmente desde o eclodir da Covid-19. Mas a oportunidade serviu também para uma troca mais alargada de experiências e de opiniões, em torno dos impactes da assistência pessoal na vida quotidiana, desde o contexto familiar, ao profissional ou ao social. E, mais uma vez, houve unanimidade sobre os profundos benefícios do MAVI (o programa-piloto nacional, sob o qual o CAVI opera) e da importância da sua continuidade.

Ler mais

Utentes e assistentes pessoais são protagonistas de documentário sobre CAVI da APCC

Quando, no início de 2019, se iniciou a história do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC, talvez ninguém se tenha lembrado de dizer «Esta história dava um filme»… mas é isso mesmo que vai acontecer. Alguns dos utentes e assistentes pessoas que integram este projeto estão a ser acompanhados por uma equipa de produção, com o objetivo de ter a sua experiência retratada num documentário.

Este filme será rodado em três períodos distintos: no início deste caminho, com enfoque nas expetativas dos participantes, num segundo momento, de avaliação intermédia, e numa fase final, para balanço e avaliação. Quando finalizado, constituirá certamente um testemunho relevante para a instituição e para o próprio MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente.

Embor...

Ler mais