fbpx

Um esforço de equipa, dentro e fora da APCC, para reabilitar o campo de futebol da Quinta da Conraria

É um dos espaços de referência da Quinta da Conraria: o campo de futebol. Já foi palco de grandes dueles futebolísticos (com ‘estrelas’ da casa, mas também de fora), de atividades da Quinta Pedagógica ou simplesmente de momentos de convívio e diversão para utentes, além, claro, dos treinos da equipa de râguebi. E foi precisamente deste grupo que surgiu o desafio de reabilitar o espaço, tarefa cuja primeira fase ficou concluída no final da passada semana.

E foi um verdadeiro esforço coletivo, que envolveu a comunidade APCC, mas também a comunidade envolvente. Os primeiros a avançar foram precisamente os jogadores de râguebi da Associação, dando início à limpeza do campo, que viria a ser reforçada graças à colaboração empenhada de formandos e formadores dos cursos de Ajudante de Manutenção, Ajudante de Produção Agrícola e Tratador de Equinos – estava dado o pontapé de saída.

Depois, vieram os reforços, com a cooperação preciosa dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, que chegaram com um autotanque e muita vontade de ajudar, decisivos para adiantar o trabalho. Tanta dedicação e a energia positiva de todos – em que se incluíram ainda os formandos em Pintor de Veículos, que deram ‘nova vida’ às balizas – só podia mesmo resultar numa grande vitória de todos os envolvidos e da Associação!

E embora a tarefa de reabilitação do campo vá prosseguir, a verdade é que ele já é um espaço mais seguro e mais compatível com as suas diversas utilizações. A primeira equipa de ‘mixed ability rugby’ a ser criada em Portugal, em particular, está pronta e entusiasmada para os próximos treinos!

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC nos campos das atividades de capacitação, do acompanhamento e reabilitação social ou da formação profissional, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também ali que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.