fbpx

Crianças da Casa Maria Granado vieram conhecer os brinquedos especiais da APCC

A Oficina do Brinquedo recebeu ontem visitantes muito ilustres: um grupo de crianças da Casa da Criança Maria Granado veio descobrir se existem brinquedos especiais e, num processo de crescimento e partilha, trouxeram todos um brinquedo de sua casa para nos oferecerem. A visita surgiu no âmbito do projeto “Com o Brinquedo e a Brincar, Vamos Viajar”, que estão a desenvolver, e que viagem eles fizeram!

Na APCC, puderam descobrir os nossos brinquedos especiais: os adaptados (que funcionam com uma espécie de pedal), os da baixa visão (a preto e branco, com cores de alto contraste) e os ampliados (que replicam jogos mais ou menos conhecidos em tamanho gigante). E até visitaram o lugar onde toda esta magia acontece!

Houve ainda tempo para experimentarem como é brincar com jogos ampliados – um momento que partilharam com algumas crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC – e para dar uma espreitadela à transformação em curso na Ludoteca “O Dragão Brincalhão” (as meninas e meninos da Casa Maria Granado já sabem qual vai ser a nova temática, mas não vale a pena perguntar-lhes porque temos a certeza de que eles vão guardar segredo).

Não é demais lembrar que continua a decorrer a campanha da APCC para a recolha de brinquedos – novos ou usados em bom estado, preferencialmente com luzes, sons ou movimentos – que possam ser adaptados para serem utilizados por todas as crianças, nomeadamente pelas que têm dificuldades motoras. Pode deixar a sua contribuição na sede da Associação, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Rua Garcia d’Orta, Vale das Flores), no seguinte horário: de segunda a quinta-feira, das 08H00 às 21H15; das 08H00 de sexta às 19H00 de domingo.

Depois de adaptados, estes brinquedos passarão a ser disponibilizados pela Oficina do Brinquedo da APCC, à semelhança do que já acontece com o seu um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, que podem ser requisitados por crianças e jovens com necessidade educativas especiais e, por conseguinte, pelas suas famílias e comunidades socioeducativas. Mais informação está disponível em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=330.