fbpx

Centenas de pessoas celebraram a chegada do outono na Feira das Colheitas da APCC

Na passada sexta-feira, a APCC voltou a abrir os portões da Quinta da Conraria para festejar – desta vez, antecipadamente – o Dia de São Martinho e celebrar a chegada do outono. Tratou-se de mais uma Feira das Colheitas, que todos os anos serve de ‘montra’ dos produtos agrícolas e gastronómicos, mas também do artesanato e dos ofícios que estão não só ligados ao mundo rural, mas também a muitas das atividades desenvolvidas diariamente na instituição.

Centenas de utentes, colaboradores e voluntários, mas também visitantes, puderam descobrir (e comprar) frutas e legumes da época, provar deliciosas e saudáveis iguarias ou apreciar diferentes peças de artesanato, percorrendo as tradicionais barraquinhas instaladas no Picadeiro (que, este ano, foram as seguintes: Agricultura Biológica, EcoAromas, Jardinagem, Serões da Avó. Doçuras da O2, SOCRIN, Mimos dos Serviços, Quinta Pedagógica, QuintaPontoCome, Comunicar Jogando, Sabores da Quinta e 5ª em Atividade).

E ainda houve oportunidade para tentar a sorte nas rifas da quermesse, e jogar jogos tradicionais, além de experimentar algumas atividades desportivas, promovidas por um grupo de alunos da Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. E, claro, não faltaram as castanhas assadas, quentes e boas, como devem ser.

A animação foi grande e para isso muito contribuíram também os Semp’a Bombar (o grupo de bombos da Associação), que abriram a Feira, e o artista popular – e professor da APCC – Tiago Silva e o DJ Punkada (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), que animaram o evento e puseram todos a dançar no Baile das Colheitas.

A Feira das Colheitas foi organizada pela Quinta Pedagógica “O Caracol”, sendo uma das várias atividades abertas ao público desenvolvidas ao longo do ano por este serviço da APCC, onde se incluem, por exemplo, uma oferta regular de ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis. Pode saber tudo sobre o plano de atividades, inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.