fbpx

Colaboradores da APCC estiveram na Eslovénia para iniciar formação internacional que permitirá prestar melhores serviços às famílias

Um grupo de cinco colaboradores da APCC – duas assistentes sociais, duas terapeutas ocupacionais e um psicólogo – estiveram recentemente na Eslovénia para a primeira ação de formação realizada no âmbito do Projeto LIFE, que visa formar profissionais de áreas como o serviço social, o bem-estar infantil, a saúde mental, a segurança social ou a educação para serem capazes de dar respostas mais eficientes a famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades.

Nesta sessão, em que participaram cinco técnicos de cada um dos países envolvidos no projeto (Portugal, Eslovénia, Itália, Noruega e Suécia), foram trabalhadas estratégias que permitam, em situações reais de intervenção, encontrar soluções em conjunto com as famílias ou garantir que os profissionais trabalham numa perspetiva multidisciplinar, mas também compreender o que é a inovação num contexto familiar ou de trabalho social, privilegiar a proatividade ou conciliar a teoria com a prática.

O trabalho agora realizado será complementado por uma nova ação de formação internacional, a realizar em novembro deste ano, em Coimbra, bem como em sessões nacionais, num total de 160 horas. São parceiros da APCC neste projeto o Centro de I&D do Município de Linköping (Suécia), a NTNU – Universidade de Ciência e Tecnologia de Trondheim (Noruega), a Universidade de Liubliana (Eslovénia) e o Município de Cervia (Itália).

O Projeto LIFE – que teve início em setembro de 2016 e terminará em agosto de 2019 – tem como objetivo desenvolver novas qualificações, produtos de formação e metodologias que permitam adotar intervenções mais eficazes no trabalho com as famílias. Atuando ao nível da atualização dos conhecimentos e da qualificação numa perspetiva de inovação, esta iniciativa pretende contribuir para que a intervenção dos profissionais possa resultar numa mudança real nas estruturas familiares e nos serviços prestados.

O envolvimento da APCC neste projeto internacional permite acrescentar-lhe a experiência específica do trabalho com famílias de pessoas com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, deficiência intelectual e multideficiência, que serão, por sua vez, as primeiras beneficiárias dos conhecimentos desenvolvidos neste contexto.

O Projeto LIFE é um dos vários projetos da APCC financiados pelo programa Erasmus+ e geridos pelo Gabinete de Projetos da Associação, de que são exemplo o “REVADIS” (na área do reconhecimento de competências) ou o “ICT in Music Education” (aplicação da tecnologia no ensino da música). Pode conhecer outros projetos, atuais ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.