fbpx

Primeiro Encontro do projeto “Change ton Regard” apontou para a necessidade de transformação das relações sociais

Autodeterminação, participação e comunicação. Estas foram as palavras-chave do debate “Alterar a representação sobre a pessoa com deficiência por uma cidadania mais ativa – que inclusão?”, que decorreu no passado dia 16 de março, mas também de toda a semana que durou o primeiro encontro do projeto europeu “Change ton Regard” – que reúne a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França) – que aquela iniciativa veio encerrar.

Este último momento de reflexão e partilha juntou diversos atores sociais e políticos dos três países envolvidos, tendo saído reforçada a ideia de que uma verdadeira transformação da forma como a sociedade olha para as questões da deficiência só pode ocorrer se esta for encarada como um móbil para a inovação e a melhoria das relações sociais e das organizações.

Intervieram nesta iniciativa Antonino Silvestre (presidente da Direção da APCC), Jorge Alves, vereador da Câmara Municipal de Coimbra), Virgínia Gomes (do anfitrião Museu Nacional de Machado de Castro), Carla Pimenta (do Instituto do Emprego e Formação Profissional), Alassane Guissé (conselheiro municipal de Nantes), Dominique le Berre (vereadora da Câmara Municipal de La Chapelle-sur-Erdre) e Fátima januário (vice-presidente da APCC). Houve ainda algum tempo para um debate com a participação de José Lopes (coordenador dos Serviços Educativos da APCC), Vincent Picquet (coordenador de Recursos Humanos da Nos Pilifs), Olivier Raballand (coordenador do Collectif T’Cap) e Teresa Vendeiro (funcionária e utente da APCC).

Nos dias anteriores, um grupo de cerca de 30 técnicos e utentes daquelas organizações belga e francesa puderam participar em diversas atividades regulares da APCC, de diferentes áreas: workshops de música, artes plásticas, teatro e escrita criativa, mas também um treino de boccia ou uma sessão sobre parentalidade positiva. A visita será ‘devolvida’ agora pela APCC, com os dois próximos encontros já marcados para abril (em Nantes) e junho (em Bruxelas).

O projeto “Change ton Regard – Changer les représentations sur le handicap pour une citoyenneté plus active” é financiado pelo programa Erasmus+ e tem o objetivo de contribuir para alterar as representações sociais sobre a deficiência. Pretende promover a reflexão dos mais variados agentes, fazendo evoluir a sociedade num caminho que conduza à concretização plena do princípio da inclusão.

Este é um dos vários projetos desenvolvidos no âmbito da atividade do Gabinete de Projetos da Associação, de que são exemplo o LIFE (na área dos serviços para famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades) ou o “ICT in Music Education” (aplicação da tecnologia no ensino da música). Pode conhecer outros, atuais ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.