fbpx

Dia(s) da Árvore: APCC celebrou com muitos amigos e a Quinta da Conraria ficou ainda mais rica

Aveleiras, nogueiras, medronheiros, ginkgo bilobas e liquidâmbares. Duas dezenas de árvores foram ontem plantadas por utentes, formandos e colaboradores da APCC, bem como alunos e professores da EB 2,3 Alice Gouveia, na zona da Quinta da Conraria, em Ceira. Em dois períodos distintos, um pela manhã e outro à tarde, cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas nesta iniciativa, percorrendo os espaços da quinta e participando diretamente no processo de plantação.

Sob a orientação de engenheiros agrários e de professores da Associação, adubaram o terreno, colocaram as árvores e suportes quando necessário e procederam à primeira rega. Tratou-se de uma ação de arborização e reflorestação, ocupando terrenos onde não existiam árvores ou substituindo aquelas que haviam, entretanto, morrido.

Desta forma, adultos e crianças realizaram aprendizagens – práticas e teóricas – de grande importância e deram o seu contributo para o equilíbrio ecológico, pela importante função de manutenção e renovação dos ecossistemas que é cumprida pelos espaços florestais. E também se divertiram, e logo desde o início: a ‘abrir as hostilidades’ estiveram os sempre animados Semp’a Bombar, o grupo de bombos da APCC.

A escolha das espécies plantadas foi feita tendo em conta critérios de sustentabilidade, optando por aquelas que pudessem apresentar algum tipo de retorno (frutos, por exemplo), mas também razões estéticas e de usufruto dos espaços, privilegiando árvores capazes de proporcionar sombra. A manutenção e limpeza dos espaços intervencionados será agora assegurada pelos formandos do curso de Operador de Jardinagem, à semelhança do que já acontece com outras áreas florestadas e jardins da Quinta da Conraria.

Esta foi uma forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, reforçando o seu objetivo de sensibilizar para a importância da preservação das árvores, tanto ao nível ambiental, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Uma mensagem, de resto, sempre presente no quotidiano da APCC, não só pela sua oferta formativa associada a áreas como a agricultura ou a jardinagem, mas também pelas múltiplas atividades ligadas à natureza e ao desenvolvimento sustentável que dinamiza.

Esta iniciativa partiu da Quinta Pedagógica “O Caracol”, mas envolveu na sua preparação também profissionais da Quinta Biológica e do Centro de Formação. A participação dos alunos da EB 2,3 Alice Gouveia decorreu no âmbito da colaboração entre este estabelecimento e a APCC no programa Eco-Escolas, que tem permitido criar e manter em espaço escolar uma horta biológica, um cantinho de ervas aromáticas e um canteiro social.

Mas já na véspera a Associação tinha começado a festejar o Dia da Árvore, com a realização de quatro sessões de esclarecimento sobre o tema “A Importância da Prevenção e do Ordenamento Florestal”. A responsável pelas palestras foi a engenheira florestal Rita Simões, da Associação de Baldios da Lousã, que abordou matérias como a limpeza de terrenos (legislação e prática) ou o papel dos baldios na defesa da floresta, tendo ainda respondido a diversas questões de utentes e funcionários.

As celebrações do Dia da Árvore 2018 foram dinamizadas pela equipa da Quinta Pedagógica da APCC, de cuja programação anual fazem parte diversas festividades, ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis, festas de aniversários, outros eventos e visitas guiadas. Saiba tudo sobre inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.