fbpx

APCC participa em projeto internacional para a melhoria dos serviços de apoio domicliário

A APCC está a desenvolver, com parceiros de Itália, França, Bélgica e Roménia, um projeto que tem como objetivo identificar as melhores práticas existentes e introduzir melhorias significativas no campo da assistência domiciliária. Com o DARE, as entidades envolvidas pretendem influenciar os atores sociais para repensar e replanear o sistema atual, criando dessa forma um modelo flexível no âmbito das necessidades existentes nesta área.

Neste âmbito, decorreu recentemente uma reunião de trabalho em Bruxelas (Bélgica), em que, além de contactos com o poder político local (nomeadamente, com o vereador da Demografia, Família e Idosos), foi apresentado um conjunto de iniciativas e projetos relacionados com os serviços domiciliários, todos muito focados nas relações de proximidade e de bairro enquanto garante da preservação do ambiente e da qualidade de vida.

A APCC esteve representada nesta ocasião por Teresa Paiva, diretora técnica do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, e profissionais da terapia ocupacional, além do Gabinete de Projetos. Foi uma oportunidade para confirmar a importância da aposta na inovação do domínio dos cuidados domiciliários e do trabalho conjunto na identificação de problemas comuns a nível europeu. Refira-se ainda, a este propósito, que a Associação será a anfitriã de um novo encontro de parceiros, que terá lugar em abril de 2019.

O projeto DARE foi iniciado em outubro de 2017 e decorrerá até outubro de 2019. Tem como objetivos concretos criar uma comunidade de práticas significativa, capaz de propor e transferir, a longo prazo, alternativas inovadoras de sistemas de apoio domiciliário, com uma gestão mista entre público e privado, capaz de superar a divisão tradicional dos serviços de apoio social. Além da APCC, estão envolvidas as seguintes entidades: Fondazione IRPEA – Istituti Riuniti Padovani di Educazione e Assistenza (Itália), Associazione C’entro (Itália), CDE/SAP – Coopérative pour le Développement de l’Emploi dans les Services à la Personne (França), Eurocarers (Bélgica), SASB Bruxelles (Bélgica) e Direcţia Generală de Asistenţă Socială şi Protecţia Copilului, Sector 1 (Roménia).

Este projeto é um dos vários desenvolvidos na APCC no âmbito do programa Erasmus+ e geridos pelo Gabinete de Projetos da Associação, de que são exemplo ICT in Music Education (aplicação da tecnologia no ensino da música) ou o LIFE (intervenção e trabalho com as famílias). Pode conhecer outros projetos, atuais ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.