Inscreva-se já para a formação sobre Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade

É já no próximo sábado (13 de outubro) que se inicia mais um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, da responsabilidade do Centro de Formação de Professores da APCC. Dirigido a educadores de infância, professores dos Ensinos Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores, terá uma duração total de 15 horas, com a segunda sessão a decorrer no dia 20.

Este curso está alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, atribuindo-lhe relevância e atualidade no sistema educativo português – num contexto em que a sua operacionalização implica mudanças significativas ao nível da organização das medidas, dos serviços e das escolas, justificando-se a capacitação dos profissionais de educação na temática.

Espera-se que, com esta iniciativa, os formandos fiquem em melhores condições de encontrar soluções para responder à diversidade e à pluralidade, respeitando as características de todos e de cada um dos alunos. O curso estará a cargo de Marisa Simões Carvalho, professora na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação da mesma faculdade.

As abordagens multinível referem-se a modelos de ação de âmbito educativo, sustentados em evidências empíricas, que oferecem uma intervenção integrada na aprendizagem e no comportamento, suportando-se em processos de tomada de decisão baseados em dados. Têm sido utilizadas com sucesso em países como a Finlândia e os Estados Unidos da América, motivando trabalhos de investigação e publicações diversas sobre a temática. Em Portugal, têm sido também desenvolvidos alguns projetos mais restritos.

As inscrições para o curso de formação “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade” são feitas em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.php, onde pode ainda consultar o programa completo. O preço de inscrição é de 60 euros.

Este é mais um exemplo da variada oferta do Centro de Formação de Professores da APCC, que disponibiliza formação acreditada, dirigida a todos os grupos de recrutamento da docência e ainda a técnicos superiores que trabalhem em educação. Pode saber mais sobre as possibilidades disponibilizadas pela Associação nos campos da educação e formação na página Web Educação e Formação.